O encontro entre a literatura e a história na obra de William Faulkner: <i>Absalom, Absalom!</i> e <i>The Unvanquished</i>
Resumo
Proveniente de um contexto profundamente marcado pela Guerra Civil – o tradicional Sul dos Estados Unidos – William Faulkner sempre recorreu à história de seu país, quer utilizando-a como pano de fundo, quer como cenário principal de suas obras, mesclando realidade com ficção e, por conseguinte, reescrevendo a história norte-americana de uma perspectiva altamente crítica. Com isso, personagens históricos tornam-se parte integrante de seu universo ficcional, sendo em alguns casos representados de um modo o mais próximo possível da realidade e, em outros, totalmente transfigurados pela ficção. Diante disso, apresentamos uma discussão das diferentes maneiras de abordagem da relação entre literatura e História, bem como um panorama das condições norte-americanas nos períodos do Antebellum, da Guerra Civil, e da reconstrução.
Palavras-chave: Yoknapatawpha; Guerra; Virgínia; Coldfield; redneck; trash.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Itinerários. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.