Uma leitura (produtiva) de obras literárias no ensino médio: estratégias e perigos
Resumo
Este trabalho propõe estratégias para o professor desenvolver, em sala de aula, atividades de leitura (mais produtiva e conscientizadora) de textos literários. Estas estratégias, conforme demonstram o quadro abaixo, consideram o aluno como elemento social inserido em um dado momento histórico que é resultado de experiências culturais anteriores e atuais, condicionadas pelas normas da língua e meios de expressão das linguagens.
PROCESSO"DE CONSCIENTIZAÇÃO
⇓ ⇑
LEITURA MAIS PRODUTIVA
⇑ ⇓
ALUNO ↔ LEITOR ↔ SER SOCIAL
(Koch, 1989, p. 45),
Palavras-chave: Comunicação; leitura literária; recepção; conscientização ético-estética; literatura e sociedade.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Itinerários. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.