Uma leitura (produtiva) de obras literárias no ensino médio: estratégias e perigos

Autores

  • Robson Coelho Tinoco UnB - Universidade de Brasília/Brasília - DF

Resumo

Este trabalho propõe estratégias para o professor desenvolver, em sala de aula, atividades de leitura (mais produtiva e conscientizadora) de textos literários. Estas estratégias, conforme demonstram o quadro abaixo, consideram o aluno como elemento social inserido em um dado momento histórico que é resultado de experiências culturais anteriores e atuais, condicionadas pelas normas da língua e meios de expressão das linguagens.

PROCESSO"DE CONSCIENTIZAÇÃO

⇓ ⇑

LEITURA MAIS PRODUTIVA

⇑ ⇓

ALUNO ↔ LEITOR ↔ SER SOCIAL

(Koch, 1989, p. 45),

Palavras-chave: Comunicação; leitura literária; recepção; conscientização ético-estética; literatura e sociedade.

Downloads

Edição

Seção

Leitura e literatura infanto-juvenil