Presenças da Teoria Literária no Ensino Médio: o percurso de um manual escolar

Autores

  • M. Graça R. Paulino UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais/Belo Horizonte - MG

Resumo

Este trabalho relaciona reflexões de natureza teórica sobre literatura (as quais tentam acompanhar o percurso das pesquisas na área nas duas últimas décadas) com as posições presentes em livros didáticos – especialmente os de Douglas Tufano, em primeira edição, de 1975, em segunda edição, revista e ampliada, de 1982, e na última edição, de 1998. Tomando o texto didático como um gênero específico dentro do discurso pedagógico como um todo, tentamos reconstruir os limites, as marcas e os efeitos da escolarização da Teoria Literária no Ensino Médio. 

Palavras-chave: Literatura e ensino; letramento literário; teoria na educação; formação de leitores; história do livro didático.

Downloads

Edição

Seção

Leitura e literatura infanto-juvenil