Presença do autor: autoficções de Ricardo Lísias e de Lúcia Murat

Autores

  • Julia Scamparini Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Autoficção, Cinema, Subjetividade, Ricardo Lísias, Lúcia Murat,

Resumo

O presente artigo é parte de uma investigação sobre as formas como autoficções literárias e fílmicas promovem processos de subjetividade e jogos conceituais estimulados pela duplicação do autor e de fatos de sua vida em sua obra artística, os quais resultam, no caso específico do escritor Ricardo Lísias e da cineasta Lúcia Murat, em novas formas de trabalho com a imagem, a palavra, e com outras mídias. Esse tipo de relação entre autor e obra, tão comum nos dias de hoje, alimenta uma política da memória, o que por sua vez também impulsiona novas formas de trabalho com espaço e tempo, dentro e fora da obra, seja no cinema, seja na literatura. Esta investigação insere-se no âmbito das pesquisas em intermedialidade, que consideram o cinema e a literatura como mídias dominantes na sociedade e, assim, abrem espaço para o exame das formas como ambas representam (ou deixam de representar) a realidade e se relacionam entre si.

Biografia do Autor

Julia Scamparini, Universidade Federal Fluminense

DEPARTAMENTO DE CIENCIAS DA LINGUAGEM. Pós-doutorando vinculada ao Laboratório de Imagem e Som do Instituto de Letras.

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Publicado

22/11/2013

Edição

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