Canção popular e cultura de massa em La importancia de llamarse Daniel Santos, de Luis Rafael Sánchez

Autores

  • Wanderlan da Silva Alves UEPB – Universidade Estadual da Paraíba. Centro de Ciências Humanas e Exatas – Departamento de Letras. Monteiro – PB – Brasil. 78500-000

Palavras-chave:

Luis Rafael Sánchez, Hibridação, Cultura de massa, Romance latino-americano, Pós-boom,

Resumo

Este artigo procura analisar a configuração estrutural híbrida do romance La importancia de llamarse Daniel Santos (1988), do porto-riquenho Luis Rafael Sánchez, centrando-se nos processos dialógicos que a narrativa desse romance estabelece com a canção popular de feição romântica latino-americana, especialmente o bolero, e na reelaboração ficcional de elementos potencialmente factuais da experiência do autor como apreciador de produtos culturais de massa que, no entanto, são transpostos para a estrutura desse romance sem que se configurem como dados autobiográficos. Desse modo, a narrativa faz uma leitura crítica do contexto mais amplo dos produtos culturais massivos na América Latina dos anos 1980, ao mesmo tempo em que reivindica sua potência crítica e expressiva para a narrativa literária.

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Publicado

01/03/2016

Edição

Seção

Literaturas de língua espanhola