Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Letras tem por objetivo estabelecer um fórum de discussão acerca da literatura, dando ênfase à crítica e à teoria literária em suas diversas abrangências teóricas e metodológicas. Áreas do saber diretamente relacionadas à teoria e crítica literária, tais como a sociologia, a filosofia, a psicanálise, também podem oferecer contribuições relevantes para os estudos literários e serão aceitos para publicação. Como um fórum de discussão sobre a literatura, a Revista de Letras não privilegia qualquer abordagem crítica ou teoria em específico, encorajando a diversidade de abordagens e enfoques teórico-metodológicos no trato com a literatura.

O escopo da Revista de Letras é a literatura, considerada em si mesma ou em relação com outras áreas da cultura, como cinema, artes plásticas, música, arquitetura e mídia. Também serão aceitos artigos que tratem de quaisquer desses objetos culturais em si, desde que haja alguma pertinência aos estudos literários. As abordagens a estes objetos culturais deverão manter uma interface com a metodologia dos estudos literários, para que estes artigos possam ser analisados pelo corpo editorial a partir da perspectiva da literatura comparada.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Comissão Editorial encaminhará os trabalhos para, pelo menos, dois membros do Conselho Consultivo. Depois da análise, uma cópia dos pareceres será enviada aos autores. No caso dos trabalhos aceitos para publicação, os autores poderão introduzir eventuais modificações a partir das observações contidas nos pareceres.

Como a revista tem um limite de páginas por número, quando necessário, serão escolhidos os artigos mais bem qualificados pelo Conselho Consultivo, de acordo com o interesse, a originalidade e a contribuição do artigo para a discussão da temática proposta.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Periodicidade e ISSN

Publicação semestral. ISSN publicação impressa: 0101-3505. ISSN publicação eletrônica: 1981-7886.