A ironia nas personagens femininas de A Eva futura, de Villiers de L’Isle-Adam

Autores

  • Samara Beatriz de Oliveira Paradello Mestranda em Letras. UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Assis. Programa de Pós-Graduação em Letras. Assis – SP – Brasil.
  • Norma Domingos Coorientadora no Programa de Pós-Graduação em Letras. Professora de Língua e Literatura Francesa do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Campus de Assis. Assis – SP – Brasil.

Palavras-chave:

A Eva Futura, Villiers de l’Isle-Adam, Ironia, Personagens femininas, Simbolismo,

Resumo

Este trabalho visa analisar a ironia presente nas personagens femininas da obra A Eva Futura, do escritor francês Villiers de l’Isle Adam (1838-1889), e observar qual a contribuição desse recurso nas personagens para a composição da obra. Villiers é apontado como uma das grandes influências do simbolismo francês; por isso, muitas de suas produções são permeadas de uma rica prosa poética, como é o caso da obra em questão, e produzem grandes mudanças no meio literário de sua época. Pela escritura e o uso de uma ironia mordaz, que se caracteriza como um de seus maiores recursos estilísticos, Villiers denuncia a banalidade e superficialidade da sociedade à qual pertencia. A ironia se transforma, então, na principal arma de que fará uso para lutar contra os valores da sociedade na qual estava inserido.

Downloads

Publicado

10/03/2020

Edição

Seção

Artigos