O endereçamento lírico

Autores

  • Joëlle de Sermet Maître de Conférences, na Université Bordeaux Montaigne. O texto traduzido para esse livro apareceu, originalmente, no livro Figures du sujet lyrique. Confira Rabaté (1996).
  • Francine Fernandes Weiss Ricieri UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de Letras. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Letras, na mesma universidade, na linha de pesquisa “Literatura e autonomia”. Guarulhos - SP - Brasil.
  • Maria Lúcia Dias Mendes UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de Letras. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Letras, na mesma universidade, na linha de pesquisa “Literatura e autonomia”. Guarulhos - SP - Brasil.

Palavras-chave:

Endereçamento lírico, Apollinaire, Lirismo, Destinatário,

Resumo

O texto prioriza o destinatário, essencial na economia lírica. Partindo das aproximações de Kate Hamburger entre lírica e autobiografia, Sermet propõe uma releitura de Apollinaire a partir das questões de endereçamento que sua poesia suscita, para explorar um ponto em que lirismo e autobiografia se dissociam irremediavelmente: sua experiência do tempo e da memória. A enunciação lírica possibilita a permutação da totalidade dos papeis discursivos: aquele que fala e aquele a quem se fala não são jamais exatamente aqueles que identificamos de saída, por serem antes figuras do movimento que os compele um em direção ao outro.

Downloads

Publicado

13/04/2020

Edição

Seção

Artigos