Desigualdades regionais e bancos públicos: o papel do BNDES na Federação Brasileira

Autores

  • Luciléia Aparecida Colombo UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Departamento de Antropologia, Política e Filosofia. Araraquara – SP – Brasil.
  • Thales Haddad Novaes Andrade UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Professor associado ao Departamento de Ciências Sociais. Centro de Educação e Ciências Humanas. São Carlos – SP – Brasil.

Palavras-chave:

Brasil, Desenvolvimento regional, Nordeste, BNDES,

Resumo

Este artigo pretende analisar como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) atua no chamado “fortalecimento federativo”, que pretende renovar o compromisso com a redução das desigualdades regionais. Desta maneira, como objetivos específicos, o presente estudo busca analisar os programas de desenvolvimento regional empreendidos pelo BNDES entre os anos de 1999 a 2010. Buscamos avaliar o alcance destes programas na diminuição das assimetrias regionais e federativas brasileiras, bem como na dinamização econômica das regiões consideradas menos desenvolvidas economicamente, como a Norte e a Nordeste. Com base em tais objetivos, pretendemos verificar se esse banco atua, de fato, para que as relações federativas sejam intensificadas, a partir dos programas desenvolvidos. Procuramos, ademais, investigar o papel que o federalismo brasileiro exerce nas condições de financiamento do desenvolvimento regional no Brasil.

Downloads

Publicado

19/12/2017

Edição

Seção

Dossiê: Instituições políticas e democracia - dilemas e possibilidades