Integração regional e comércio: breve análise para a América Latina (2004-2013)

Autores

  • José Luiz Pimenta Júnior ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. São Paulo – SP – Brasil.
  • Laura Gonçalves Bilbao PUC/SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Analista de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. São Paulo – SP – Brasil.

Palavras-chave:

América Latina, Comércio exterior, Políticas públicas,

Resumo

Na década de 2000, os países da América Latina experimentaram um período de crescimento econômico, associado a um processo de transformações sociais importantes na busca pela redução da pobreza. Neste contexto, o comércio exterior foi um dos fatores que contribuiu para o crescimento da região. Diante do exposto, pretende-se avaliar os fluxos comerciais e sua composição no período de 2004 a 2013. De maneira geral, o comércio exterior dos países latino-americanos se caracteriza pelo fornecimento de bens primários e consumo de produtos com alto conteúdo tecnológico. O desempenho deste comércio foi fortemente beneficiado pelo aumento dos preços das commodities, o que evidencia certa sensibilidade a eventos internacionais. Neste sentido, as mudanças do contexto internacional, sobretudo, após a crise financeira de 2008-2009, desafiam os governos latino-americanos a formularem políticas eficientes que garantam o crescimento econômico, bem como os avanços sociais alcançados na última década.

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Publicado

10/04/2019

Edição

Seção

Dossiê: América do Sul em Perspectiva