O retorno da geopolítica e a atualidade de Ratzel: notas sobre um debate brasileiro

Autores

  • Marcos Antônio Fávaro Martins UNIP – Universidade Paulista. Instituto de Ciências Sociais e Comunicação, Curso de Relações Internacionais. São Paulo – SP – Brasil.
  • André Roberto Martin USP – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Departamento de Geografia. São Paulo – SP – Brasil.

Palavras-chave:

Geopolítica, Política internacional, Desenvolvimento, Concepção geopolítica, Relações norte/sul,

Resumo

O trabalho tem um duplo objetivo. Em primeiro lugar avaliar a importância dos conceitos geopolíticos para a compreensão da atual conjuntura política do Brasil, e em segundo, identificar a influência do pensamento de Friederich Ratzel (1844-1904) em duas concepções contemporâneas que buscam a renovação da geopolítica brasileira. No desenvolvimento do texto, assinala-se que os conceitos ratzelianos de “Espaço” e “Posição” estão presentes tanto nas concepções de André Roberto Martin quanto nas de Samuel Pinheiro Guimarães, filiandoos, portanto, ao realismo geopolítico. Além disso, verificou-se que outra ideia basilar de Ratzel, também presente entre os pensadores brasileiros, é o entendimento de que o domínio técnico do meio é um elemento crucial na separação entre os “Estados-sujeito” e os “Estados-objeto” da História no cenário internacional.

Downloads

Publicado

01/10/2019

Edição

Seção

Artigos