Uma breve análise das propostas de Jair Bolsonaro para a política externa brasileira

Autores

  • Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília. Departamento de Ciências Políticas e Econômicas. Marília – SP – Brasil. 17.525-900.
  • Diana Patricia Ferreira de Santana IFPR – Instituto Federal do Paraná. Campus de Ivaiporã. Ivaiporã – PR – Brasil. 86870-000.

Palavras-chave:

Política externa brasileira, Governo Bolsonaro, Hegemonia norte-americana, Imperialismo norte-americano,

Resumo

Como efetuar uma rápida avaliação preliminar das propostas de Jair Bolsonaro para a política externa brasileira? Responder sumariamente a tal questão é o objetivo deste texto. Para isso, seguiu-se uma linha de raciocínio que destacou, em primeiro lugar, uma retrospectiva da política externa brasileira e sua mudança no governo Temer; em seguida, uma análise das propostas de política exterior de Jair Bolsonaro; e, por fim, uma conclusão na qual se dá ênfase às possíveis consequências desse novo rumo. A hipótese preliminar geral é que há uma guinada dos setores que venceram as eleições de 2018 em relação à política externa do novo governo, que busca um alinhamento incondicional com a política norte-americana.

Downloads

Publicado

21/01/2020