A ética de mercado na produção noticiosa do jornal <i>Folha de S. Paulo</i>

Autores

  • Antonio Teixeira de Barros UnB - Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Sociologia da comunicação, Organização capitalista da imprensa, Imprensa e capitalismo, Deformação da notícia, Folha de S. Paulo, Projeto Folha, Sociology applied to comunication, Capitalist organization of the press, The press and capitalism

Resumo

Analisa-se a produção noticiosa da Folha de S. Paulo-FSP, com ênfase para a aplicação do conceito de notícia do jornal e do Projeto Folha, em sua prática atual. Detectam-se as principais formas de falseamento da informação. Adota-se a concepção crítica de notícia, englobando conceitos que a consideram como informação transformada em mercadoria. Pressupõe-se, basicamente, que tanto o conceito de notícia da FSP como os critérios de produção noticiosa do Projeto Folha constituem, essencialmente, estratégia de marketing, atrelada à ética de mercado que rege o jornal. Empregam-se as técnicas de pesquisa documental e análise de conteúdo. Utiliza-se amostra constituída de 12 edições da FSP, no período de 1 a 12 de abril de 1992. Confirma-se, parcialmente, a pressuposição básica. Identificam-se, como principais formas de manipulação: "espetacularização", "fragmentação", "personalização" e "política do destaque e da supressão da informação".

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Meios de comunicação e democracia