Agroflorestas familiares no Vale do Ribeira: diagnóstico produtivo, estratégias e desafios

Autores

  • Poliana Beatriz Arantes Universidade de São Paulo (Usp), Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Piracicaba – SP – Brasil.
  • Ciro Abbud Righi Universidade de São Paulo (Usp), Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Piracicaba – SP – Brasil.
  • Cristiam Bosi Universidade de São Paulo (Usp), Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Piracicaba – SP – Brasil.
  • Carolina Iatesta Domenico Instituto Agronômico de Campinas (Iac), Campinas – SP – Brasil.
  • Victor Alan Rios Galvez Universidade de São Paulo (Usp), Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Piracicaba – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2017.v9i1.10950

Palavras-chave:

Sistemas agroflorestais, Agricultura familiar, Cooperafloresta,

Resumo

Os sistemas agroflorestais (SAFs) apresentam grande potencial para a agricultura familiar quanto à diversificação da produção, à agregação de valor aos produtos agrícolas e à manutenção sustentável das propriedades. Entretanto, existem poucos estudos que validem cientificamente o emprego de tais sistemas. Frente a essa necessidade, este trabalho teve por objetivo realizar o diagnóstico socioeconômico e técnico-produtivo de três propriedades que empregam SAFs, na região do Vale do Ribeira, estado de São Paulo. Observou-se que as famílias entrevistadas empregam SAFs em parte de suas propriedades e contaram com o apoio da Cooperafloresta (Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis) na extensão para manejo de suas áreas e comercialização dos produtos. Os SAFs geram renda considerada satisfatória pelos agricultores (~500,00 ha-1 mês-1) sendo similar à de outros sistemas de plantio. Ainda há uma gama de desafios a serem enfrentados para o pleno desenvolvimento destes sistemas de produção. Dentre estes, prevalecem a falta de mão-de-obra e a dificuldade de difusão de tecnologias adaptadas à realidade local.

Downloads

Publicado

20/01/2017

Edição

Seção

Artigos