Morangos e vinhos: a influência de fatores sociais no desenvolvimento de mercado em estudos realizados por Garcia-Parpet

Autores

  • Lauriane dos Santos Moreira Centro Universitário Luterano de Palmas

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2019.v11i2.13863

Palavras-chave:

Construção Social do Mercado, Capital Social, Sociologia Econômica.

Resumo

A economia e o mercado têm sido discutidos pela sociologia econômica a partir das estruturas sociais vigentes em dado contexto, preenchendo o hiato deixado pela perspectiva da economia liberal, a qual defende a autorregulação do mercado pela ideia de concorrência pura e perfeita. Garcia-Parpet, interessada nessa construção social do mercado, investigou sobre o mercado de morangos (2003) e de vinhos (2004; 2007) em regiões da França, destacando como aspectos culturais, políticos, geracionais, valorativos e simbólicos influenciaram o seu desenvolvimento. O presente artigo, inicialmente, discute acerca de aspectos sociais e desenvolvimento regional como elementos fundamentais para a análise da economia e do mercado; em seguida se propõe a identificar similaridades acerca de fatores sociais no desenvolvimento dos mercados de morango e de vinho em questão, apresentando um breve resumo de cada estudo e os diferentes estágios de evolução dos mercados, para posteriormente proceder à análise, na qual se identificou o social não como “plano de fundo”, mas como protagonista do desenvolvimento.

Biografia do Autor

Lauriane dos Santos Moreira, Centro Universitário Luterano de Palmas

Psicóloga. Mestra em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR/UFT). Professora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP)

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Publicado

01/08/2019