A importância da transparência das informações sobre os conselhos municipais para a participação popular

Estudo de caso de Americana e Limeira/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2021.v13i2.15831

Palavras-chave:

conselhos municipais, transparência, Americana, Limeira, participação popular

Resumo

Os conselhos municipais são instâncias de discussão de políticas públicas que conjugam o poder público e a sociedade civil numa perspectiva democrática de descentralização da gestão pública, e a publicidade e a transparência de suas informações são fatores relevantes para a efetivação da participação popular de maneira não marginal. Buscou-se, nesta pesquisa, analisar quais e como estão disponíveis as informações sobre os conselhos municipais de políticas públicas dos municípios de Limeira e de Americana/SP nos sítios eletrônicos oficiais de suas prefeituras, sendo possível notar que embora o primeiro disponha de seção para informações sobre os conselhos, a mesma não é de acesso intuitivo e não apresenta padronização ou atualização das informações disponíveis, enquanto em relação ao segundo o acesso é simplificado, a interface é amigável e as informações apresentam-se de maneira geral padronizadas e atualizadas, sugerindo maior aproximação ao princípio da transparência pública, apesar de apresentar lacunas que podem limitar e prejudicar o entendimento do cidadão.

Biografia do Autor

Noan Sallati, UNICAMP/ICHSA

Graduado em Administração Pública pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrando no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (ICHSA/UNICAMP).

Larissa Aparecida Prevato Lopes, UNICAMP/ICHSA

Graduada em Administração Pública pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestranda no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (ICHSA/UNICAMP).

Rodolfo Bassani, UNICAMP/ICHSA

Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Mestrando no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (ICHSA/UNICAMP).

Downloads

Publicado

01/08/2021