Dossiê "Matrizes do Republicanismo: Democracia e República"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2023.v15i1.18828

Biografia do Autor

Beatriz Viana de Araujo Zanfra, FFLCH-USP

[1] Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2019), com período sanduíche na École Normale Supérieure de Paris (2018). Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2014), graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2017) e graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Paulista (2010). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em filosofia francesa contemporânea, fenomenologia, republicanismo e democracia, com foco nas obras de Maurice Merleau-Ponty e Claude Lefort. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo sobre os temas do conflito e da democracia na obra de Claude Lefort.

Daniel Chiaretti, FFLCH-USP

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2013) e graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2005). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é doutorando em Ética e Filosofia Política pela Universidade de São Paulo. É membro do Grupo de Estudos Matrizes do Republicanismo – USP/CNPQ.) Atua principalmente nos seguintes temas: republicanismo, teoria da justiça, cidadania, migrações.

Isabel de Almeida Brand, FFLCH-USP

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999) e graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2022). É mestranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Filosofia da USP. Desenvolve pesquisa na área de Ética e Filosofia Política e concentra seus estudos na teoria da democracia de John Stuart Mill. É membro do Grupo de Estudos Matrizes do Republicanismo – USP/CNPQ.

Vital Alves, FFLCH-USP

Doutor em Filosofia – Universidade de São Paulo (USP). Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Pesquisador visitante no Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

22/12/2023