Sociedade Pós-moderna, interdisciplinaridade e a proposta da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2022.v14i2.18854

Palavras-chave:

pós-modernidade, interdisciplinaridade, pesquisa e educação

Resumo

Diversas mudanças e transformações ao longo dos anos levaram a novas formas de organização e de adaptação à realidade, surgindo a angústia no homem pós-moderno por não conseguir assimilá-las. Além disso, o sistema capitalista dominante estimula o consumo de toda ordem e gera uma sociedade caracterizada pelo efêmero, pela criação de novas necessidades. Soma-se a isso, o fato do conhecimento, antes de cunho mais generalista, se tornar fragmentado em decorrência, inicialmente, do desenvolvimento industrial e comercial e, posteriormente, das tecnologias. Para superar essa limitação, tem-se a interdisciplinaridade, capaz de proporcionar uma compreensão melhor sobre o assunto em discussão, possibilitar o aprofundamento de conceitos, obter respostas para hipóteses formuladas e assim, permitir o conhecimento integral. Nesse sentido, a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) é inaugurada em 2009 com proposta de um currículo inovador pautado pela interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Alexsandra Raimunda Pimentel, Unicamp-FCA

Mestranda do programa Interdisciplinar em ciências humanas e sociais aplicadas na FCA - Unicamp. Atualmente é professora de língua portuguesa na rede de educação Municipal de Campinas e na rede particular Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem

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Publicado

29/12/2023