Psicologia escolar no ABC paulista: concepções e desafios para uma atuação profissional crítica

CONCEPTS AND CHALLENGES FOR CRITICAL PROFESSIONAL ACTION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2024.v16i1.18901

Palavras-chave:

Atuação Profissional, Dificuldade de Aprendizagem, Psicologia Escolar e Educacional, Queixas Escolares

Resumo

A pesquisa que teve como objetivo de compreender quais são as concepções subjacentes à prática de psicólogas e psicólogos que atuam no atendimento das queixas escolares na região do ABC Paulista. Para isso discutiu-se a atuação profissional em psicologia escolar e a construção de uma prática crítica no atendimento das queixas escolares, em especial, que se fundamente na superação de leituras naturalizantes das dificuldades vividas por estudantes no seu processo de escolarização. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online disponibilizado para profissionais de psicologia que atuam no atendimento de queixas escolares em contexto privado ou institucional no território. As respostas foram analisadas a partir da perspectiva da Psicologia Sócio-histórica e organizadas em quatro categorias:  Modelos de atuação profissional; Reconhecimento da rede de apoio; Leituras e aportes teóricos e Ferramentas e instrumentais. Verificou-se que existem contradições entre o discurso sobre o trabalho e a realização dos atendimentos de queixas escolares. Desta forma, conclui-se que é necessário ampliar o debate sobre uma prática crítica e fortalecer as discussões sobre os métodos, as práticas e os instrumentos que fundamentam o trabalho destes profissionais.

Biografia do Autor

RODRIGO TOLEDO, UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

Doutor em Educação: Psicologia da Educação, Mestre em Educação, Psicólogo Escolar e Licenciado em Filosofia. Atua como Docente no campo da Psicologia Escolar e Educacional, Direitos Humanos e Políticas Públicas, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Coordenador do Grupo de Pesquisa Psicologia, Profissionalidade e Direitos Humanos alocado na USCS. Pesquisador dos grupos DSIGUAL (Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social e suas diversas expressões) e GECOMP (Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Comunidade e Políticas Públicas).

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Publicado

21/01/2025

Edição

Seção

Artigos