Psicologia escolar no ABC paulista: concepções e desafios para uma atuação profissional crítica
CONCEPTS AND CHALLENGES FOR CRITICAL PROFESSIONAL ACTION
DOI:
https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2024.v16i1.18901Palavras-chave:
Atuação Profissional, Dificuldade de Aprendizagem, Psicologia Escolar e Educacional, Queixas EscolaresResumo
A pesquisa que teve como objetivo de compreender quais são as concepções subjacentes à prática de psicólogas e psicólogos que atuam no atendimento das queixas escolares na região do ABC Paulista. Para isso discutiu-se a atuação profissional em psicologia escolar e a construção de uma prática crítica no atendimento das queixas escolares, em especial, que se fundamente na superação de leituras naturalizantes das dificuldades vividas por estudantes no seu processo de escolarização. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online disponibilizado para profissionais de psicologia que atuam no atendimento de queixas escolares em contexto privado ou institucional no território. As respostas foram analisadas a partir da perspectiva da Psicologia Sócio-histórica e organizadas em quatro categorias: Modelos de atuação profissional; Reconhecimento da rede de apoio; Leituras e aportes teóricos e Ferramentas e instrumentais. Verificou-se que existem contradições entre o discurso sobre o trabalho e a realização dos atendimentos de queixas escolares. Desta forma, conclui-se que é necessário ampliar o debate sobre uma prática crítica e fortalecer as discussões sobre os métodos, as práticas e os instrumentos que fundamentam o trabalho destes profissionais.
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