A VIOLÊNCIA E CIBERESPAÇO

A Manifestação de ataques de ódio nas redes sociais virtuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2025.v17i2.20252

Palavras-chave:

Ciberespaço, redes sociais, Violência, Bullying, Radicalização

Resumo

Com o advento e a popularização das novas tecnologias, essas dinâmicas sociais ganharam uma nova dimensão. As interações e os conflitos que antes se limitavam ao espaço físico agora se estendem para o ambiente virtual, onde podem assumir proporções ainda maiores e mais complexas. Nesse contexto, surge uma preocupação crescente em relação ao papel das redes sociais virtuais em casos de violência extrema. Este artigo apresenta uma reflexão baseada em uma pesquisa que investigou a relação entre os processos de violência e suas manifestações nas redes sociais virtuais. Por meio das interações online, da exposição a conteúdos violentos e da participação em grupos extremistas, busca-se compreender como experiências de marginalização nesses ambientes digitais podem ser reproduzidas e culminar em ataques de ódio em larga escala.

Biografia do Autor

Naomi André Cambará Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos. Integrante do Laboratório de Espacialidades Urbanas - LABEU, Integrante do grupo de extensão Espacialidades Urbanas, vinculado ao CNPQ. Integrante do grupo NOMEAR (Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia) sediado no LAGERR (laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência). Atualmente atua nas áreas de Geografia Humana, com ênfase nos estudos de Geografia e Relações Sociais Virtuais, Ciberespaço e Geografia das Juventudes. Possui experiência nas áreas de comunicação, Climatologia e Ensino de Geografia. 

Antonio Henrique Bernardes, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Unicamp; Docente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSCar; Docente do Departamento de Geografia e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Angra dos Reis. Graduação, Doutorado e estágio Pós-doutoral em Geografia pela UNESP, campus de Presidente Prudente-SP. Com experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Epistemologia, Metodologia e Ontologia em Geografia, assim como na área de Educação e Ensino de Geografia. Há interesse nas áreas de Geografia Humanista, Geografia Cultural e relações virtuais.

Downloads

Publicado

10/02/2026