ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA ATRAVÉS DA PAISAGEM URBANA NA HQ “MUKANDA TIODORA”, DE MARCELO D’SALETE

.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2025.v17i2.20255

Palavras-chave:

história em quadrinho;, alfabetização geográfica;, territorialidade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo construir uma intersecção da alfabetização geográfica e a história em quadrinho “Mukanda Tiodora”, do autor Marcelo D’Salete (2022), tendo como fio condutor as transformações urbanas da região central da cidade de São Paulo/SP, em especial, o Bairro da Liberdade. Por isso, é importante construir uma conexão entre o passado e presente desses espaços através da perspectiva das rugosidades, nesta condição, construindo uma abordagem em sala de aula a fim de problematizar como a história é contada e preservada nessa territorialidade, sendo o quadrinho a ferramenta didática.

Biografia do Autor

Carlos Vinicius Antunes Rufini, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Geografia e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba (2021) e em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (2014). Atualmente é professor da Rede Estadual de Educação de São Paulo (SEDUC-SP). Tem desenvolvido pesquisas na área da Educação, com ênfase no campo da alfabetização geográfica através de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, criatividade e inovação em sala de aula. Já desenvolveu trabalhos na área de Geografia Urbana, abordado as perspectivas da cidades criativas, planejamento urbano, plano diretor e processo de verticalização.

Carlos Henrique Costa da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos, vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Biológicas do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades. Atua desde 2006 nos cursos de Graduação em Geografia e Turismo.

Downloads

Publicado

10/02/2026