O mercado socialmente responsável

Marina de Souza Sartore

Resumo


Este artigo aponta a emergência do mercado do Investimento Socialmente Responsável (ISR) no Brasil a partir da exploração sociológica do Índice de Sustentabilidade Empresarial lançado na Bovespa em 2005. Utilizando-se do referencial teórico de campo de Bourdieu, da Sociologia das Finanças e da metodologia da Análise de Correspondência Múltipla, conclui que a constituição do mercado do ISR é muito menos o resultado de mecanismos automáticos de mercado do que de uma convergência de elites buscando criar uma nova representação social no mundo das finanças.

Palavras-chave


Investimento socialmente responsável; Sociologia econômica; Campo; Mercado financeiro; Análise de correspondência múltipla; Elites;

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DOI: https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2012.v4i2.5185

Direitos autorais 2012 REDD – Revista Espaço de Diálogo e Desconexão

 

 

 

E-ISSN: 1984-1736

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