A gestão como desenvolvimento local na agricultura familiar e nos assentamentos rurais: uma análise para Nova Andradina/MS

Autores

  • Fabiano Greter Moreira Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Madalena Maria Schlindwein Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2014.v8i2.6939

Palavras-chave:

Atividades econômicas, Políticas públicas, Gestão,

Resumo

A Agricultura Familiar, no contexto da gestão como desenvolvimento local – o envolvimento de políticas governamentais ou não governamentais no seu desenvolvimento, em função de sua importância no país, nos estados e nos municípios – passou a contemplar novas significações, ao propor um tratamento mais analítico de sua terminologia e significativo impulso para o desenvolvimiento local, haja vista que esse cenário apresenta potencialidades econômicas e sociais impactantes na geração de renda e comercialização de alimentos no país. Dessa forma, esta pesquisa objetiva evidenciar os aspectos referentes à gestão como desenvolvimento local na Agricultura Familiar e nos Assentamentos Rurais no Município Nova Andradina/MS. Apresenta, como método de pesquisa, o estudo bibliográfico de caráter exploratório. Os principais resultados apontam a importância da gestão como desenvolvimento local na Agricultura Familiar e nos Assentamentos Rurais, evidenciando sua dimensão e influência no agronegócio, comparados ao Estado de Mato de Grosso do Sul e Brasil.

Biografia do Autor

Fabiano Greter Moreira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduação em Administração e Especialização em Administração Financeira e Logística pela Faculdade de Ciências Contábeis de Nova Andradina - FACINAN (2005/2007). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-graduação em Agronegócios, oferecido pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2014). Atua como docente nos Cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira na Faculdade de Administração de Nova Andradina (FINAN/UNIESP), no Curso de Tecnologia em Gestão Financeira e Administração de Empresas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, no Campus de Nova Andradina. Consultor na área de Segurança e Saúde Ocupacional e Pesquisador com ênfase na Agricultura Familiar, Assentamentos Rurais, Desenvolvimento Local e Regional e Políticas Públicas .

Madalena Maria Schlindwein, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Atua como Profa. Adjunta da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia - FACE, da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, pesquisadora na área de Economia Regional e Políticas Públicas Rurais.

Downloads

Publicado

18/12/2015