Sementes livres — ações pela soberania da natureza

Autores

  • Clayton Rodrigues França Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Loreley Garcia Doutora em Sociologia, Mestra em Ciência Política, Graduada em Ciências Sociais, Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2014.v8i2.6951

Palavras-chave:

Índia, sementes livres, agronegócio transgênicos.

Resumo

Apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre o movimento das Sementes Livres, desenvolvida na Índia, na fazenda da Navdanya, Bija Vidyapeeth, durante o ano de 2012. Nosso estudo foca na questão da apropriação e dominação das sementes pelas grandes corporações do agronegócio, desde a década de 1960 até a a atualidade com a cultura de transgênicos, e o enfrentamento dos movimentos sociais nas lutas pela manutenção de sua forma de vida e produção. Pretendemos discutir e contextualizar a problemática socioeconômica que originou os movimentos por Sementes Livres e a relação da proteção das sementes com a produção de alimentos através de agriculturas sustentáveis, os movimentos ambientalistas de proteção da diversidade biológica, a soberania e segurança alimentar em flagrante contraste com os mecanismos da agricultura voltada para o amplo mercado e os acordos políticos e econômicos que apenas beneficiam corporações agroindustriais. Nosso objetivo aqui é demonstrar que as formas alternativas de cultivo tradicional, associadas às tecnologias sustentáveis podem garantir não só a proteção do ambiente como também a soberania alimentar.

Biografia do Autor

Loreley Garcia, Doutora em Sociologia, Mestra em Ciência Política, Graduada em Ciências Sociais, Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba.

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1982), Mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1987) e Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1995), após estágio na Universität Hamburg (1987/1990), como bolsista DAAD. Pós Doutorado na Universidade da Califórnia - Berkeley ( 2001/2002). Em 2010, foi Professora Visitante na Temple University (Filadelfia-EUA) e Visiting Scholar na Southern Oregon University(Ashland-EUA) como bolsista da Fundação Fulbright. Professora Associada IV da Universidade Federal da Paraíba. Áreas de atuação: Cultura e Natureza, Éticas do Ambiente, Anarcoecologismo, Estudos de Gênero e Sexualidades, Prostituição juvenil em áreas rurais e terra indígena, Deslocamentos e Globalização. Na área administrativa, coordenou o Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento e o Programa de Pós Graduação em Sociologia, o Curso de Ciências Socias e o Laboratório de Estudos Ambientais. É lider dos Grupos PANDORA- Estudos de Gênero e Sexualidades e da Rede Interdisciplinar Natureza e Sociedade. Orientadora de Doutorado e Mestrado sobre os grandes temas: relações com a natureza, relações de gênero, construção de sociabilidades alternativas, comunidades sustentáveis, papéis de gênero e manejo dos recursos naturais. É editora do periódico interdisciplinar Revista Ártemis - Estudos de Gênero, Feminismo e Sexualidades e foi fundadora da Revista Gaia Scientia, tendo permanecido no Conselho Editorial até 2013, também atua como colaboradora de inúmeros periódicos no Brasil e no exterior. Possui trabalhos publicados, individualmente ou em equipe, em inglês, alemão, espanhol e português.

Downloads

Publicado

18/12/2015