Chamada dossiê: Formação de Professores: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica em foco
Dossiê tem´ático: Formação de Professores: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica em foco
Organizadores: Profª Drª Mirlene Ferreira Macedo Damázio - UFGD/Brasil, Profª Drª Aleida Patricia Monteiro Furtado - UCV/Cabo Verde e Profª Drª Rejane Maria Gomes da Silva - UVA/Brasil.
Prazo de submissão: 30/12/2021
Prazo de publicação: a´té 30/06/2021
A submissão deverá ocorrer via plataforma: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/index
Ao submeter pela plataforma da revista, o(s) autor(es) concordam com as Normas e Diretrizes da RPGE. Link de acesso às normas: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/about/submissions
Nos comentários ao Editor – Descrever o nome do Dossiê.
Ementa:
A formação de professores seja a formação inicial e continuada, em níveis de ensino e modalidades da educação brasileira tem sido questionado os seus resultados. Neste sentido, pensar a formação de professores diante dessa realidade atual, respeitando as singularidades, deve ser o objetivo das instituições privadas, públicas e seus gestores.
Para colaborarmos com a formação de professores em uma abordagem inicial e continuada, bem como repensar e buscar avanços necessários de serem instaurados nesse processo, é vital redimensionar o olhar, buscando inovadoras formas de compreender a epistemologia dos saberes que fundamentam essa construção, envolvendo as várias ciências que compreendem o mundo, o homem, o conhecimento, a sociedade, a educação, o ensino aprendizagem, em síntese o mundo do trabalho docente.
Reconhecendo que existe uma rede de saberes entre as ciências, torna-se necessário construir pontes entre as ciências para fundamentar esse exercício profissional, neste sentido entra a pesquisa científica. Construir as pontes a partir da pesquisa científica é buscar possíveis soluções aos problemas que emergem e trazer para o lócus da formação inicial e continuada possibilidades contextualizadas com a realidade circundante, considerando a diversidade existentes para esse exercício profissional.
Diante do exposto, um processo de formação deve objetivar não apenas as interações dos métodos, dos sentidos que registram os dados observáveis e que os ordenam em esquemas, mas sim criar novos ambientes de aprendizagens, privilegiando uma formação dimensionada, ampliada e cheia de invocações, contemplando as exigências contemporâneas. Nessa perspectiva, a compreensão é complexa, abrange várias interpretações científicas e isso nos leva a pensar o processo formador de maneira subjetiva e objetiva, em que se tenha a visão do todo e do conhecimento plural.
A partir do exposto, buscaremos neste dossiê uma publicação científica, capaz de contribuir com a temática - Formação de Professores: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica em foco, visando organizar trabalhos com essa temática nas pesquisas em universidades nacionais e internacionais. A temática é muito importante visando e ampliará os olhares sobre a formação inicial e continuada de professores. A partir desse contexto surgem as contribuições de nossa publicação.
Informações adicionais - atualizadas: Todos devem ter link do ORCID; artigos com no máximo 18 laudas, sem as referências – resumo com 150 palavras – título com até 18 palavras; constar em cada artigo questões de ética da pesquisa bem como o percurso metodológico; artigos que possuam imagens devem possuir cessão de direitos de uso de imagem; validação pelo CEP – Comitê de Ética; Utilizar referências atuais, sendo no mínimo 50% dos últimos 5 anos, do ano a ser publicado o dossiê/artigos; Os custos de tradução (português-espanhol-inglês), elaborados e revisados pela equipe serão por conta dos autores a serem pagos à equipe homologada da revista, tendo como gestão a revista e a Editora Ibero-Americana de Educação.
Contato Editor Adjunto Executivo: anderson.cruz@unesp.br