Chamada de artigos para o Dossiê: Família e os Processos de Linguagem e Aprendizagem Revista online de Política e Gestão Educacional
RPGE
Índice h = 21 (2019-2024)
JCR 2023 = 0.2
DOSSIÊ - Título: Família e os Processos de Linguagem e Aprendizagem Revista online de Política e Gestão Educacional
Prazos
- Previsão de publicação: até agosto 2025.
- Envio até: 28 de fevereiro de 2025.
- Entrega para o editor: 30 de abril de 2025, com publicação prevista para agosto de 2025.
Organizadores
Dra. Ana Paula Berberian. Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana, Universidade Tuiuti do Paraná. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7176-7610.
Dra. Maria Alzira Leire. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2235-4021.
Dr. Carlos Eduardo Borges Dias. Programa de Pós-graduação em Saúde da Comunicação Humana, Universidade Tuiuti do Paraná. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7072-8433.
Ementa
O presente dossiê temático tem por objetivo reunir estudos e fomentar discussões conceituais e práticas oriundas de pesquisas contemporâneas que investigam processos envolvendo a família, intrinsecamente, vinculados às questões de linguagem e educação.
Como primeira instância socializadora, a família exerce uma influência crucial na constituição das pessoas e, portanto, nos processos que envolvem a apropriação e o uso das diferentes modalidades de linguagem, e ainda, o ensino-aprendizagem.
Nesse contexto, é imprescindível destacar a relevância de disseminar trabalhos que analisem, de maneira profunda e abrangente, o papel fundamental da família nas práticas linguageiras e educacionais.
Ademais, justifica-se a necessidade de criar um espaço acadêmico dedicado a pesquisas que explorem a diversidade e a complexidade da influência familiar nessas práticas. É essencial que essas pesquisas desvelem modos pelos quais interações e contextos familiares podem impactar no desenvolvimento global das pessoas e, em especial, da linguagem e aprendizagem.
Assim, espera-se que os estudos produzidos em torno dos aspectos acima referidos possam fornecer subsídios teórico-metodológicos robustos para uma análise crítica e para o enfrentamento de problemáticas relacionadas às temáticas em questão. Esses subsídios deverão contribuir para a elaboração de abordagens clínicas e pedagógicas, assim como para políticas públicas que reconheçam e valorizem a centralidade da família na constituição das pessoas e de seus processos de formação linguística e educacional.
Idioma e normas
Os artigos podem ser submetidos em Português e Inglês e, sendo aceitos, serão publicados nos 2 idiomas seguindo a política da Revista online de Política e Gestão Educacional. Os manuscritos devem seguir as instruções para autores disponíveis no site da Revista.
A taxa de processamento é utilizada para pagamento de todos os profissionais envolvidos na editoração científica, e os serviços inclusos estão disponíveis em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/Gestao - Este dossiê será publicado no formato trilíngue.
Prazos
- Previsão de publicação: até agosto 2025.
- Envio até: 28 de fevereiro de 2025.
- Entrega para o editor: 30 de abril de 2025, com publicação prevista para agosto de 2025.