A influência da gestão escolar na motivação dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo-Brasil

Autores

  • Breno Bricio Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n2.2017.10024

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Gestão escolar. Motivação.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma dissertação acerca da dinâmica curricular e processo ensino-aprendizagem com objetivo de responder ao problema sobre Gestão Escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Câmpus Vitória), especificamente sobre o curso de Mecânica oferecido por essa instituição. Nos anos de 2011 a 2014, procurou-se investigar a relação entre a Gestão Escolar e a sua influência na motivação dos professores envolvidos com base nas teorias da Administração e Gestão Democrática. Como hipótese de pesquisa, pressupõe-se que o modelo de gestão adotado pelo instituto tem desmotivado os professores do Curso Técnico de Mecânica. A investigação se realizou por meio de uma pesquisa de campo do tipo coleta de dados, cujo instrumento de pesquisa utilizado foi a aplicação de questionários e entrevistas aos sujeitos, os professores do curso em questão. Foi possível comprovar a hipótese no sentido de que o modelo de gestão adotado tem incidido negativamente sobre a motivação docente, gerando desconfortos emocionais, inseguranças profissionais, dentre outros aspectos. As análises finais demonstraram que a gestão adotada, especificamente nesse câmpus, evoca uma transformação para tornar a motivar os professores em sua atuação profissional e realização pessoal enquanto membros da equipe educacional da instituição.

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Publicado

07/04/2017

Como Citar

AMARAL, B. B. A influência da gestão escolar na motivação dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo-Brasil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 409–431, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n2.2017.10024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10024. Acesso em: 23 abr. 2024.

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