A pedagogia da autonomia e a aprendizagem colaborativa nos cursos EaD
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10058Palavras-chave:
Educação a distância. Aprendizagem colaborativa. Autonomia.Resumo
Este artigo visa analisar a relação entre a prática pedagógica de Paulo Freire e a Educação a Distância, que seja interativa e colaborativa. Dada a expansão acelerada de cursos EaD no Brasil nos últimos anos, principalmente em graduações e pós-graduações, faz-se necessário avaliar até que ponto as práticas educacionais de Paulo Freire podem contribuir para uma melhor aprendizagem com o uso da EaD como ferramenta democratizadora de acesso ao ensino.
Downloads
Referências
IRALA, Esrom Adriano F. TORRES, Patrícia Lupion. Aprendizagem Colaborativa. In: Algumas vias para entreter o pensar e o agir. Curitiba – PR, SENAR-PR, 2007. p.65-95.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
RIBAS, Isabel Cristina. Paulo Freire e a EaD: uma relação próxima e possível. Curitiba – PR. 2010. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/3042010090204.pdf. Acesso em: 14 out. 2016.