A pedagogia da autonomia e a aprendizagem colaborativa nos cursos EaD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10058

Palavras-chave:

Educação a distância. Aprendizagem colaborativa. Autonomia.

Resumo

Este artigo visa analisar a relação entre a prática pedagógica de Paulo Freire e a Educação a Distância, que seja interativa e colaborativa. Dada a expansão acelerada de cursos EaD no Brasil nos últimos anos, principalmente em graduações e pós-graduações, faz-se necessário avaliar até que ponto as práticas educacionais de Paulo Freire podem contribuir para uma melhor aprendizagem com o uso da EaD como ferramenta democratizadora de acesso ao ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiana Normandia Fonseca, Universidade de Santo Amaro.

Atuação na área acadêmica, gradução e pós-graduação nos cursos de Pedagogia e Administração de Empresas.

Referências

IRALA, Esrom Adriano F. TORRES, Patrícia Lupion. Aprendizagem Colaborativa. In: Algumas vias para entreter o pensar e o agir. Curitiba – PR, SENAR-PR, 2007. p.65-95.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

RIBAS, Isabel Cristina. Paulo Freire e a EaD: uma relação próxima e possível. Curitiba – PR. 2010. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/3042010090204.pdf. Acesso em: 14 out. 2016.

Downloads

Publicado

04/10/2017

Como Citar

NORMANDIA FONSECA, K.; CANTO, L. A pedagogia da autonomia e a aprendizagem colaborativa nos cursos EaD. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 793–798, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10058. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10058. Acesso em: 19 nov. 2024.