Uso das ferramentas tecnológicas em curso de formação superior em gestão empresarial a distância

Autores

  • Silvana de Souza Moraes
  • Gerson Luiz de Moraes UNESP Assis

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10067

Palavras-chave:

Educação a distância. Desafios. Tecnólogo em Gestão Empresarial.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as vantagens, desafios,  interação e o uso dos recuros disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem pelos alunos do primeiro semestre do curso de tecnólogo em Gestão Empresarial na modalidade a distância. Para isso utilizou-se de questionário autoadmistrado e as respostas foram coletadas por meio da ferramenta surveymonkey. Os resultados demonostram que a maior vantagem apontada nesta modalidade de ensino é a flexibilidade de tempo para o estudo, sendo a gestão do tempo também o maior desafio destacado. Os resultados mostram também que a maioria dos alunos não utiliza plenamente todos os recursos disponibilizados no ambiente virtual do curso para a aprendizagem e interação com os colegas e professores, no entanto, buscam  novas ferramentas para esta interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELDARRAIN, Y. Distance Education Trends: Integrating new technologies to foster student interaction and collaboration. Distance Education, vol. 27, n. 2, 2006, p. 139–153.

BRASIL. Decreto Nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/portarias/dec5.622.pdf. Acesso em: 10 nov. 2017.

COLLIS, B.; MOONEN, J. Collaborative learning in a contribution-oriented pedagogy. In: Howard, C. J. et al (Eds.), Encyclopedia of distance learning, v. 1, p. 277–283). Hershey, PA: Idea Group, 2005.

CHICKERING, A.; EHRMANN, S. E. Implementing the seven principles: Technology as lever [Electronic version]. American Association for Higher Education, p. 3–6, 1996.

KELLNER, D. New Technologies/New Literacies: Reconstructing Education for the New Millennium. International Journal of Technology and Design Education, v. 11, p. 67–81, 2001.

LEKKA, A.; TSIRONI, M.; PANGE, J. New trends of Information and Communication Technologies in Education. International Conference on Interactive Mobile Communication Technologies and Learning, p. 389, 2015.

MARTIN, S. et al. New technology trends in education: Seven years of forecasts and convergence. Computers & Education, v. 57, n. 1, p. 1893–1906, 2011.

Downloads

Publicado

01/12/2017

Como Citar

MORAES, S. de S.; MORAES, G. L. de. Uso das ferramentas tecnológicas em curso de formação superior em gestão empresarial a distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1715–1725, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10067. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10067. Acesso em: 12 dez. 2024.