A gamificação gamificada: desenvolvimento de um curso para capacitação de docentes

Luiz Ricardo Gonzaga Ribeiro, Paulo Roberto Montanaro

Resumo


Com a expansão e o desenvolvimento em grande escala das tecnologias digitais de informação e comunicação, surgem novas possibilidades de reconfiguração dos espaços de ensino e aprendizagem que se apropriem de uma dinâmica social onde o sujeito passa por transformações sociais que moldam uma nova atitude em meio a essa comunidade em rede cada vez mais ubíqua e ativa. Nesse contexto, o presente artigo propõe uma análise crítica e descritiva do processo de criação de um curso metalinguístico na modalidade a distância que se aproprie das principais características da gamificação para trabalhar o próprio tema junto a professores universitários e outros profissionais docentes que tenham interesse nesse formato estratégico de organização pedagógica. Para tanto, define-se como metas a construção do curso no ambiente Moodle de aprendizagem, explorando alguns dos plugins já disponíveis para este software, bem como parte de suas ferramentas nativas e a consequente análise do processo.


Palavras-chave


Gamificação. Educação a distância. Tecnologias educacionais. Formação docente.

Texto completo:

PDF

Referências


CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Orgs.). A Sociedade em Rede: do conhecimento à acção política. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2006.

FARDO, M. L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. CINTED-UFRGS: Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 1, julho, 2013.

LAKATOS, E. V.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. 2a.ed. São Paulo: Atlas, 1992.

MASSAROLO, J. C.; MESQUITA, D. Narrativa transmídia e a Educação: panorama e perspectivas. In: Revista Geminis - Novas mídias e o Ensino Superior (Artigos). 2013.

NETTO, C.; GUIDOTTI, V.; SANTOS, P.K. A Evasão na EAD: Investigando causas, propondo estratégias. II CLABES, Rio Grande do Sul, 2012.

SANTOS, E. M. et al. Evasão na educação a distância: identificando causas e propondo estratégias de prevenção, 14º CIAED, Santos/SP. 2008.

VALENTE, J. A. As tecnologias digitais e os diferentes letramentos. Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, ano. XI, n. 44, p. 12- 15, nov. 2007 - jan, 2008.




DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10074



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

Licença Creative Commons 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.