A gamificação gamificada: desenvolvimento de um curso para capacitação de docentes

Autores

  • Luiz Ricardo Gonzaga Ribeiro UFSCar
  • Paulo Roberto Montanaro

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10074

Palavras-chave:

Gamificação. Educação a distância. Tecnologias educacionais. Formação docente.

Resumo

Com a expansão e o desenvolvimento em grande escala das tecnologias digitais de informação e comunicação, surgem novas possibilidades de reconfiguração dos espaços de ensino e aprendizagem que se apropriem de uma dinâmica social onde o sujeito passa por transformações sociais que moldam uma nova atitude em meio a essa comunidade em rede cada vez mais ubíqua e ativa. Nesse contexto, o presente artigo propõe uma análise crítica e descritiva do processo de criação de um curso metalinguístico na modalidade a distância que se aproprie das principais características da gamificação para trabalhar o próprio tema junto a professores universitários e outros profissionais docentes que tenham interesse nesse formato estratégico de organização pedagógica. Para tanto, define-se como metas a construção do curso no ambiente Moodle de aprendizagem, explorando alguns dos plugins já disponíveis para este software, bem como parte de suas ferramentas nativas e a consequente análise do processo.

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Publicado

01/12/2017

Como Citar

GONZAGA RIBEIRO, L. R.; MONTANARO, P. R. A gamificação gamificada: desenvolvimento de um curso para capacitação de docentes. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1626–1637, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10074. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10074. Acesso em: 29 nov. 2024.