A Tecnologia Assistiva como facilitadora no processo de inclusão: das políticas públicas a literatura

Autores

  • Tamiris Aparecida Fachinetti Universidade Estadual Julia de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras- UNESP Araraquara
  • Relma Urel Carbone Carneiro Universidade Estadual Julia de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras- UNESP Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10093

Palavras-chave:

Tecnologia assistiva. Inclusão. Alunos público-alvo da educação especial.

Resumo

A política educacional brasileira garante a matrícula dos alunos público alvo da educação especial em escolas comuns, porém a inclusão escolar de parte desse público tem apresentado um desafio para os profissionais na escola, a utilização da Tecnologia Assistiva é vista como facilitador no processo de inclusão. Dessa forma esse estudo pretende por meio de uma revisão bibliográfica apontar a importância da Tecnologia Assitiva no processo de inclusão. Os resultados mostram a necessidade de formação profissional, bem como, políticas de financiamento e implementação efetiva desse importante recurso para inclusão de todos.

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Biografia do Autor

Tamiris Aparecida Fachinetti, Universidade Estadual Julia de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras- UNESP Araraquara

Atualmente é Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar da FCL/UNESP- Araraquara na linha Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas. Possui Graduação em Educação Especial (2014) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Trabalhou como pedagoga na equipe multidisciplinar da Escola Rotary de Educação Especial Dr. Angelo Passeri - APAE. Faz parte do GEPEEI - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Especial e Inclusiva. Tem experiência na área de Educação Especial atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, atendimento educacional especializado e tecnologia assistiva.

Relma Urel Carbone Carneiro, Universidade Estadual Julia de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras- UNESP Araraquara

Possui graduação em Pedagogia - com habilitação em Deficientes da Audio-comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Ciências: Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Docente da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação especial, deficiência auditiva/surdez, inclusão escolar, gestão educacional e formação de recursos humanos para a Educação Inclusiva. Líder do GEPEEI - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Especial e Inclusiva e vice líder do grupo de pesquisa Educação Especial: contextos de formação e práticas pedagógicas.

 

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Publicado

01/12/2017

Como Citar

FACHINETTI, T. A.; CARBONE CARNEIRO, R. U. A Tecnologia Assistiva como facilitadora no processo de inclusão: das políticas públicas a literatura. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1588–1597, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10093. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10093. Acesso em: 23 abr. 2024.

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