Formação docente em EAD: A experiência de ensino, pesquisa e extensão no curso de Licenciatura em Computação

Noeli Antonia Pimentel Vaz, Gislene Lisboa de Oliveira, Pollyana dos Reis Pereira Fanstone

Resumo


A Universidade tem como um de seus pilares a tríade ensino, pesquisa e extensão. Somente por meio da articulação entre essas três atividades, as instituições de ensino superior conseguem cumprir com seu papel: formar integralmente cidadãos capazes de atuar crítica e reflexivamente na sociedade. Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência do Curso de Licenciatura em Computação do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da Universidade Estadual de Goiás no componente curricular Estágio Supervisionado. Por meio desse componente os alunos foram para escolas de Ensino Fundamental em seus municípios para analisar e intervir no sentido de propor melhorias no processo ensino-aprendizagem, utilizando recursos computacionais com funcionalidades pedagógicas. Após o percurso de investigação e intervenção, os acadêmicos apresentaram seus trabalhos de pesquisa a uma comissão composta por docentes da área no I Encontro Científico das Licenciaturas do CEAR/UEG e, destes trabalhos, os melhores foram selecionados e apresentaram seus trabalhos, também, no III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. Nestes dois momentos os acadêmicos tiveram acesso a informações atualizadas na sua área de formação profissional e/ou de estudo; discutiram com a comunidade acadêmica, por meio da apresentação de banners, temáticas relevantes. Dessa forma, tiveram a oportunidade de refletir o panorama de formação profissional das licenciaturas, trocando experiências e interagindo com professores/pesquisadores da área.

Palavras-chave


Formação de Professores. Ensino. Pesquisa. Extensão. EaD.

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Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

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