Formação docente em EAD: A experiência de ensino, pesquisa e extensão no curso de Licenciatura em Computação

Autores

  • Noeli Antonia Pimentel Vaz Universidade Estadual de Goiás - Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede
  • Gislene Lisboa de Oliveira Universidade Estadual de Goiás - Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede
  • Pollyana dos Reis Pereira Fanstone Universidade Estadual de Goiás - Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10100

Palavras-chave:

Formação de Professores. Ensino. Pesquisa. Extensão. EaD.

Resumo

A Universidade tem como um de seus pilares a tríade ensino, pesquisa e extensão. Somente por meio da articulação entre essas três atividades, as instituições de ensino superior conseguem cumprir com seu papel: formar integralmente cidadãos capazes de atuar crítica e reflexivamente na sociedade. Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência do Curso de Licenciatura em Computação do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da Universidade Estadual de Goiás no componente curricular Estágio Supervisionado. Por meio desse componente os alunos foram para escolas de Ensino Fundamental em seus municípios para analisar e intervir no sentido de propor melhorias no processo ensino-aprendizagem, utilizando recursos computacionais com funcionalidades pedagógicas. Após o percurso de investigação e intervenção, os acadêmicos apresentaram seus trabalhos de pesquisa a uma comissão composta por docentes da área no I Encontro Científico das Licenciaturas do CEAR/UEG e, destes trabalhos, os melhores foram selecionados e apresentaram seus trabalhos, também, no III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. Nestes dois momentos os acadêmicos tiveram acesso a informações atualizadas na sua área de formação profissional e/ou de estudo; discutiram com a comunidade acadêmica, por meio da apresentação de banners, temáticas relevantes. Dessa forma, tiveram a oportunidade de refletir o panorama de formação profissional das licenciaturas, trocando experiências e interagindo com professores/pesquisadores da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORSSOI, B.L. O Estágio na Formação Docente: da teoria à prática, ação-reflexão. 1.º Simpósio Nacional de Educação. XX Semana da Pedagogia. Unioeste, Cascavel/PR. novembro de 2008.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

CANDAU, V. M. F. A formação continuada de professores: tendências atuais. In: REALI, A. de M. R.; MIZUKAMI, M. da G. N. (Orgs). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDUFSCar, 1996.

FILHO, A. P. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes. 2010.

FREITAS, L. C. Em direção a uma política para a formação de professores. Em Aberto, Brasília, ano 12, nº 54, abr./jun. 1992.

KRAUT, R. [et al]. Aristóteles: a ética a Nicômaco. Trad. de Alfredo Storck. Porto Alegre: Artmed, 2009, 352p.

KULCSAR, R. O Estágio Supervisionado como Atividade Integradora. In PICONEZ, Stela C. B. A Prática de Ensino e o estágio supervisionado. 2. ed. Campinas: Papirus, 1994.

LIMA, M. S. L.; GONÇALVES, H. H. A práxis docente no desempenho das atividades do professor formador. In: IX Congresso Nacional de Educação - Educere, III Encontro Sulbrasileiro de psicopedagogia. Curitiba: PUCPR. 2009.

OLIVEIRA, E.S.G; CUNHA, V. L. O estágio Supervisionado na formação continuada docente a distância: desafios a vencer e construção de novas subjetividades. Publicación en línea. Murcia (España). Año V, Número 14, 31 de marzo de 2014.

OLIVEIRA, D.M. Formação de Professores em Nível Superior: o projeto veredas e a nova sociabilidade do capital. Trabalho publicado nos Anais da 31ª Reunião Anual da Anped. Caxambu, 2008b.

OLIVEIRA, M. R. N. S. Do mito da tecnologia ao paradigma tecnológico; a mediação tecnológica nas práticas didático-pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, Campinas: Autores Associados; Rio de Janeiro: ANPEd, n. 18, p. 101-107, set./dez. 2001.

ORTIZ, H. M. O professor reflexivo: (re)construindo o “ser” professor. Vargem Grande Paulista, III Congresso de Educação – MHN, 2003.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PIVETTA, M. et al. Otimização do Moodle para dar suporte às Comunidades de Práticas Acessíveis a surdos e Ouvintes. XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação, TISE. No prelo 2014b.

SAVIANI, Dl. Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

01/12/2017

Como Citar

VAZ, N. A. P.; OLIVEIRA, G. L. de; FANSTONE, P. dos R. P. Formação docente em EAD: A experiência de ensino, pesquisa e extensão no curso de Licenciatura em Computação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1611–1625, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp3.2017.10100. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10100. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.