Gestão escolar: os reflexos da gestão administrativa e pedagógica nos cursos de ensino superior do IFES Campus Vitória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10297

Palavras-chave:

Gestão escolar, Coordenadorias, Educação de nível superior.

Resumo

A pesquisa em questão teve por objetivo principal averiguar quais são os reflexos positivos e negativos que envolvem o atendimento as necessidades e exigências das coordenadorias de cursos superiores ofertados pelo IFES - Campus Vitória no ano de 2014. Na apresentação integral desta dissertação, percebeu-se a participação em 100% dos questionários aplicados aos profissionais supracitados e envolvidos diretamente nas ações realizadas pela atual gestão escolar do IFES - Campus Vitória. Os mesmos responderam a questões fechadas, abertas e puderam opinar e sugerir melhorias aos procedimentos e rotinas utilizados pelos setores ao qual fazem parte e também a atual gestão escolar aplicada ao Campus mencionado anteriormente. Após a aplicação dos questionários aos sujeitos mencionados acima, identificou-se que os mesmos têm opiniões semelhantes a respeito da atual gestão escolar aplicada atualmente no IFES - Campus Vitória e quanto aos reflexos positivos e negativos em referência ao atendimento às necessidades e exigências das coordenadorias de cursos superiores ofertados pelo Campus. Através de uma análise mais ampla e generalista, observou-se que os três grupos de sujeitos questionados relataram problemas como a falta de comunicação, falta de informação e falta de interação entre os setores e as pessoas, a falta de procedimentos e regulamentos padronizados e a burocracia excessiva atualmente aplicada na instituição no atendimento às demandas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaeder Araujo Monteiro, IFES - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória

Mestre em Ciências da Educação pelo Universidad del Norte-UniNorte, Paraguai.

Referências

BARBOSA, Alexandre Freitas. O mundo globalizado. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2010.

GADOTTI, Moacir. Reinventando Paulo Freire no Século 21. São Paulo: Livraria e Instituto Paulo Freire, 2008.

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução geral a teoria geral da administração. 7 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

KRAWCZYK N. A gestão escolar: um campo minado... análise das propostas de 11 municípios brasileiros. Revista Educação & Sociedade, n. 67, p. 112-149, ago. 1997.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Revista e ampliada – Goiânia: MF Livros, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LOMBARDI, José Claudinei.; SAVIANI, Dermeval.; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. A escola pública no Brasil. História e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

LUCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. 1 ed. Curitiba: Paraíso, 2003.

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaro. Introdução à administração. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

TASSIGNY, M. M. Ética, Ontologia e Educação. Revista Brasileira de Educação, n. 25, p.82-93, jan./abr., 2004.

TEIXEIRA, Anísio. Que é administração escolar? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 36, n. 84, p. 84-89, 1964.

VIEIRA, Sofia Lerche. Educação e gestão: extraindo significados da base legal. In: Nos paradigmas de gestão escolar. Fortaleza: edições SEDUC, 2005.

Downloads

Publicado

07/01/2018

Como Citar

MONTEIRO, J. A. Gestão escolar: os reflexos da gestão administrativa e pedagógica nos cursos de ensino superior do IFES Campus Vitória. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 285–302, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10297. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10297. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.