O perfil do aluno egresso no curso de administração na modalidade de educação à distância e suas percepções de qualidade - uma realidade de uma Instituição Privada do Rio Grande do Sul.

Eduardo Mathias Cristello

Resumo


O presente estudo pretende conhecer o perfil acadêmico do estudante egresso no curso de Administração na modalidade de ensino a distância e suas percepções de qualidade, mediante um estudo de caso na de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada no estado do RS. A realização da pesquisa deu-se na turma do curso de Administração EaD egressos do ano de 2015. Trata-se uma pesquisa exploratória, quantitativa, e para coleta dos dados foi aplicado um questionário mediante uma amostragem não probabilística, por conveniência, e foram pesquisados um total de 35 alunos egressos 2015. A análise dos dados foi feita com o auxílio do software estatístico Gretl. Os principais resultados obtidos revelam que a maioria dos alunos (61%) é do sexo feminino, que somente 2% dos pesquisados não tem nenhuma forma de trabalho e se considera somente estudante, que 38% dos entrevistados conseguiram de alguma forma melhorar sua condição profissional com o curso em análise e ainda 78% escolheu a modalidade EaD em função da flexibilidade de horário e que 80% recomendaria o curso para um amigo. 


Palavras-chave


Egressos; Administração; EAD; Qualidade.

Texto completo:

PDF XML

Referências


HOFFMAN, D.; BATESON, J. E. G. Princípio de marketing de serviços: conceitos estratégias e casos. SP. Cengage learning, 2008.

HORA, D. L. Gestão Democrática na escola. Campinas: Papirus Editora, 2005.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISIO TEIXEIRA - INEP. Censo da Educação Superior. Ministério da Educação e Cultura. Brasil, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17212. Acesso em: 10 jul. 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISIO TEIXEIRA - INEP. Resumo Técnico do Censo da Educação Superior. Ministério da Educação e Cultura. Brasil, 2013. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior/resumos-tecnicos. Acesso em: 15 jun. 2016.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISIO TEIXEIRA - INEP. Notas estatísticas do Censo da Educação Superior. Ministério da Educação e Cultura. Brasil, 2014. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2015/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2014.pdf. Acesso em: 12 jun. 2016.

KOTLER, P.; Armastrong, G. Princípios de marketing. 12 ed. SP: Prentice Hall, 2008.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 2 ed. SP:Cortez, 2005.

LITTO, F. M. Aprendizagem a distância. SP. Impressa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

MANDELLI, M. Ensino a distância já atrai um em cada cinco novos estudantes de graduação. Disponível em: http://www.eadbrasil.com/2010/04/. Acesso em: 10 jul. 2016.

MORAN, J. M. Fundamentos Políticas e Legislação em EaD. Leitura Fundamental – Aula 2. – Curso de pós-graduação em Metodologia e Gestão em EaD. Faculdade Anhanguera, 2011.

MORAN, J. M. Fundamentos Políticas e Legislação em EaD. Leitura Fundamental – Aula 3. – Curso de Pós-Graduação em Metodologia e Gestão em EaD. Faculdade Anhanguera, 2011

MORAN, J. M. ABC da EaD: a educação à distância hoje. SP: Prentice Hall, 2007.

OLIVEIRA, J. O. (Org). Gestão da Qualidade: tópicos avançados. SP. Editora Thomson Learning, 2004.

ROESLER, J. Os parâmetros legais para uma educação a distância de qualidade- Leitura Fundamental – aula 1. Curso de Pós-Graduação em Metodologia e Gestão em EAD. Faculdade Anhanguera, 2011a.

ROESLER, J. Os parâmetros legais para uma educação a distância de qualidade- Leitura Fundamental – aula 2. Curso de Pós-Graduação em Metodologia e Gestão em EAD. Faculdade Anhanguera, 2011b.

ROESLER, J. Os parâmetros legais para uma educação a distância de qualidade- Leitura Fundamental – aula 3. Curso de Pós-Graduação em Metodologia e Gestão em EAD. Faculdade Anhanguera, 2011c.

ROESLER, J. Os parâmetros legais para uma educação a distância de qualidade- Leitura Fundamental – aula 4. Curso de Pós-Graduação em Metodologia e Gestão em EAD. Faculdade Anhanguera, 2011d.

SANTOS, C. R (Org.). Avaliação Educacional: um olhar reflexivo sobre sua prática. SP: Avercamp, 2005.

VIEIRA, A.; ALMEIDA, M, E.; ALONSO, M. Gestão educacional e tecnologia. SP: Avercamp, 2005.

VIEBRANTZ, R; MOROSINI, M. C. Qualidade e educação superior: a norma de qualidade para a aprendizagem, educação e formação: ISO/IEC 19796-1. Porto Alegre: Revista Educação v. 32, n. 3, p. 277-285, set./dez,. 2009.




DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10414



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

Licença Creative Commons 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.