O pet-educação no contexto da formação acadêmica: as licenciaturas em evidência

Mardem Michael Ferreira da Silva, João Paulo de Souza, Luciano Bernardes Leite, Bárbara Alves de Morais, Camila Lopes Almeida, Larissa Gabrielle Ferreira da Silva, Sarah Vieira Miranda, Mayra Cristina da Silva Costa, Vívian Helene Diniz Araújo

Resumo


A formação extracurricular durante a graduação é um fator de extrema importância para a ampliação das vivências do estudante durante a sua vida acadêmica. Alguns programas existentes na universidade, como o Programa de Educação Tutorial –PET, por exemplo, possibiltam ao aluno experiências com essa formação, que vai além do que é abordado nas disciplinas dos cursos. Seguindo a prerrogativa PET em nível nacional, o PET-EDUCAÇÃO da Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Florestal, trabalha visando abranger os cursos de graduação do campus a que pertence, mas tendo como foco principal as licenciaturas. Nesse sentido, esse estudo objetivou a obtenção de informações sobre qual a contribuição do grupo PET-EDUCAÇÃO para a formação acadêmica dos alunos do campus Florestal/UFV, em suas percepções. Por meio da aplicação de questionário semiestruturados, ficou evidente que o PET-EDUCAÇÃO é conhecido pelos graduandos do campus em questão, mas que nem todos estes participam de suas atividades, principalmente devido à falta de tempo. O programa exerce uma notável contribuição para a formação dos graduandos, em especial dos estudantes das licenciaturas.


Palavras-chave


Formação acadêmica. Formação extracurricular. Formação de professores.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10593



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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