A avaliação da aprendizagem dos educandos que permanecem em tempo integral no município de Angra dos Reis/RJ por meio do Programa Novo Mais Educação: discussões preliminares sobre o papel da educação na construção do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10710

Palavras-chave:

Educação integral, Educação em tempo integral, Avaliação, Papel da educação.

Resumo

A partir da inserção do Programa Novo Mais Educação na Rede Municipal de Ensino de Angra dos Reis/ RJ e sua orientação para aplicação de avaliações padronizadas aos estudantes que permanecem em tempo integral para medir a aprendizagem em língua portuguesa e matemática, este presente artigo foi elaborado objetivando, por meio da pesquisa bibliográfica sobre as temáticas que se evidenciam nesta produção apresentar as reflexões iniciais realizadas sobre o papel da educação na construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Marcio Bernardino Sirino, Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

Mestre em Educação (PPGEdu/UNIRIO); Especialista em Alfabetização dos Estudantes das Classes Populares (UFF/Angra dos Reis); Pedagogo (UCB); Servidor Público da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (PMAR); Membro do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO); Pesquisador Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula: Formações, Representações e Práticas educativas não escolares e/ou extracurriculares no município de São Gonçalo (UERJ-FFP/São Gonçalo).

Patricia Flávia Mota, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu - UNIRIO); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu – UERJ/FFP); Bacharel e Licenciada em Letras – Português/Espanhol (UFRJ); Professora da Rede Municipal de Duque de Caxias/RJ; Pesquisadora e Tutora em EaD no Projeto de Extensão, Estudos e Pesquisas Fora da Sala de Aula – UERJ/FFP; Integrante do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI – UNIRIO) e Integrante do Grupo de Pesquisas Políticas, Gestão e Financiamento da Educação (UNIRIO).

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Publicado

07/01/2018

Como Citar

SIRINO, M. B.; MOTA, P. F. A avaliação da aprendizagem dos educandos que permanecem em tempo integral no município de Angra dos Reis/RJ por meio do Programa Novo Mais Educação: discussões preliminares sobre o papel da educação na construção do conhecimento. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 381–394, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10710. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10710. Acesso em: 27 nov. 2024.

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