Gestão escolar e democratização da escola: desafios e possibilidades de uma construção coletiva

Autores

  • Elisangela da Silva Bernado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro – RJ
  • Amanda Moreira Borde Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro – RJ
  • Leonardo Meirelles Cerqueira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro – RJ

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10782

Palavras-chave:

Gestão Escolar. Gestão Democrática. Participação.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a gestão escolar na perspectiva democrática a partir de ordenamentos legais e da literatura, com percurso metodológico de cunho qualitativo, com foco na pesquisa bibliográfica e documental. A observância da legislação nacional foi de grande valia para construção dessa investigação, pois nos apresenta como as normativas da educação brasileira são traçadas no percurso da história nacional, principalmente após a ditadura militar e um processo de redemocratização do país no qual a gestão democrática está prescrita desde a Constituição Federal, regulamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96 e no Plano Nacional de Educação (2014-2024). A interlocução da pesquisa documental com a pesquisa bibliográfica nos apresenta a gestão escolar democrática por autores que pesquisam e estudam a temática. A gestão escolar se constituiu o foco de nossa análise, mostrando que a gestão desempenha importante função no interior das unidades escolares em busca de uma democratização do ensino e da escola por meio da participação de todos os atores em colegiados e na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico.

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Biografia do Autor

Elisangela da Silva Bernado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro – RJ

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa “Políticas, Gestão e Financiamento em Educação”. Jovem Cientista do Nosso Estado – 2014/FAPERJ

Amanda Moreira Borde, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro – RJ

Pesquisadora do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Políticas, Gestão e Financiamento em Educação”.

Leonardo Meirelles Cerqueira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro – RJ

Pesquisador do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO). Pesquisador do Grupo de Pesquisa “Políticas, Gestão e Financiamento em Educação”

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Publicado

01/01/2018

Como Citar

BERNADO, E. da S.; BORDE, A. M.; CERQUEIRA, L. M. Gestão escolar e democratização da escola: desafios e possibilidades de uma construção coletiva. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 31–48, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.nesp1.2018.10782. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10782. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

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