A importância do feedback na educação a distância

Autores

  • Elaine Marques Cardoso Dose Universidade Federal Flumininense (Uff), Volta Redonda – RJ; Centro Universitário Barra Mansa (Ubm), BarraMansa;

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10973

Palavras-chave:

Feedback. Comunicação virtual. Interação. Educação a distância.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar a importância do feedback na educação a distância como auxílio na comunicação e interação entre professores e alunos. Foram apresentadas algumas definições de feedback, assim como detalhes imprescindíveis no processo de ensino-aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de vários autores procurando destacar a importância do feedback na comunicação entre professor e aluno. Por fim, de acordo com os estudos foram sugeridos critérios para a elaboração de um feedback adequado com o objetivo de auxiliar a prática docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Marques Cardoso Dose, Universidade Federal Flumininense (Uff), Volta Redonda – RJ; Centro Universitário Barra Mansa (Ubm), BarraMansa;

Mestranda em Tecnologia Ambiental. Professora e Programadora de Internet - AETE - Assessoria EAD e Tecnologias Educacionais

Referências

ABREU-E-LIMA, D. M. De.; ALVES, M. N. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Proposições, Campinas, v. 22, n.2, ago. 2011.

ALMEIDA, M. E. B. de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003.

DOTTA, S. Desafios para o diálogo em Educação a Distância. Disponível em: http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/sup/artigos/2006/082006-01.htm. Acesso em: 15 Set. 2015.

FRANCO, L. R. H.; BRAGA, D. B. Comunicação virtual. Livro Digital. Curso de Design Instrucional para ead Virtual. Itajubá: UNIFEI, 2007.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a Distância. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007.

PAIVA, V. L. M. O. Feedback em Ambiente Virtual. In: LEFFA, V. (Org.) Interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2003.

SHUTE, V. J. Focus on formative feedback. Review of Educational Research, Princeton, v.1, n. 78, p. 153-189, 2008.

Downloads

Publicado

01/09/2017

Como Citar

DOSE, E. M. C. A importância do feedback na educação a distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1565–1571, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n3.2017.10973. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10973. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.