Formação de professores para inclusão escolar na modalidade de educação de jovens e adultos: análise de pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11391

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação especial, Educação de jovens e adultos

Resumo

Esta pesquisa de revisão sistemática buscou descrever e analisar dissertações e teses que tematizassem sobre a formação inicial e continuada de professores para inclusão escolar de alunos com deficiência na modalidade da EJA, no período de 2008 a 2016, disponibilizadas no banco de Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Brasileiras (BDTD) e Banco de Dissertações e Teses da Capes. Os descritores foram: formação de professores, formação docente, inclusão escolar, educação inclusiva, educação especial, deficiência, educação de Jovens e Adultos. Foram selecionadas nove produções para análise de conteúdo. Os resultados apontaram que três estudos focalizaram a concepção de professores sobre seu processo de formação inicial e continuada, indicando-os insuficientes e frágeis para atuar com alunos com deficiência na EJA; quatro indicaram que a formação continuada precisaria ocorrer no cotidiano da escola para atender as necessidades dos professores em serviço e dois estudos sinalizaram o trabalho colaborativo como estratégia para melhoria da formação dos professores. Evidenciou-se que a temática, formação de professores para inclusão escolar na modalidade de EJA, tem sido pouco privilegiada nas produções que dialogam a interface entre EJA e Educação Especial, tornando oportuno seu debate para o avanço de conhecimentos e discussão sobre a (re)estruturação de currículos de cursos de licenciaturas e reconfiguração de programas para a formação continuada.

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Biografia do Autor

Maria do Carmo Lobato da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR/2017). Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP/2011); Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2008). Professora efetiva em regime de tempo integral com dedicação exclusiva junto ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Pesquisadora no Grupo de Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP- FOREESP)

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2006). Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (início em 2009). Atua como docente no curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Além do ensino, desenvolve atividades de pesquisa e extensão, principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação de professores, deficiência intelectual, didática e práticas pedagógicas no contexto inclusivo, a educação especial no contexto do ensino médio e da educação de jovens e adultos, profissionalização de pessoas com deficiência.

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Publicado

01/12/2018

Como Citar

SILVA, M. do C. L. da; CAMPOS, J. A. de P. P. Formação de professores para inclusão escolar na modalidade de educação de jovens e adultos: análise de pesquisas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 1154–1167, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22i3.11391. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11391. Acesso em: 28 mar. 2024.

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