Criação de um modelo canvas para planejamento acadêmico aliado a ferramentas de design thinking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.11762

Palavras-chave:

Canvas, Design Thinking, Educação, Inovação, Planejamento.

Resumo

Na educação, os momentos em que os gestores da instituição e o corpo docente necessitam organizar ideias e planejar são diversos. Um momento específico e complexo que antecede o início do período letivo é o planejamento acadêmico. Para inovar no planejamento acadêmico foi construído um modelo Canvas que se adequasse às necessidades institucionais e aos desafios de revitalização do plano de ensino aprendizagem e maior integração da equipe docente aliado a atividades que utilizaram a ferramenta Design Thinking para uma abordagem sistêmica na solução de problemas. Os resultados obtidos demonstram que o ambiente mais motivador e criativo possibilitou apontar de forma mais ampla os aspectos das ideias criadas e refinadas, estimulou a geração de um grande número de ideias em um curto espaço de tempo e auxiliou a validar ideias reduzindo incertezas, além de identificar quais das soluções pensadas faziam mais sentido para os participantes em relação ao desafio proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Regina Ruiz, Centro Universitário São Camilo

Doutora em Ciencias - Morfologia pela UNIFESP - EPM, Mestre em Ciências - Morfologia pela UNIFSP - EPM, Coordenadora do curso de Pós-graduação em Anatomia Macroscópica e recursos técnicos de laboratorio aplicados à Morfologia e Coordenadora dos Eixos institucionais do Centro Universitário São Camilo - SP

Referências

BROWN, T. Design Thinking uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Alta Books, 2017.

CAVALCANTI, C. C.; FILATRO, A. Design Thinking: na educação presencial, a distancia e coorporativa. Ed. Saraiva, 2016.

LIEDTKA, J.; OGILVIE, T. A magia do design thinking – um kit de ferramentas par o crescimento rapido de sua empresa. HSM, 2015.

SEBRAE. Cartilha: O quadro de modelo de negócios – um caminho para criar, recriar e inovar em modelos de negócios 2013.

VIANNA, M. et al. Design thinking – inovação em negócios. MJV press, 2011.

VINHA RICIERI, D. D.; LUCIA ANDRADE BAHIENSE, V. Canvas A visão INNOVARES do Business Model Canvas para Educação. Rede Innovares de conhecimento, 2016.

Publicado

06/03/2019

Como Citar

RUIZ, C. R. Criação de um modelo canvas para planejamento acadêmico aliado a ferramentas de design thinking. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 2, p. 321–327, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i2.11762. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11762. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.