A Base Nacional Comum Curricular e a formação de professores de língua inglesa: desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.12453

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Formação de Professores, Base Nacional Comum Curricular.

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar a última versão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) quanto à formação de professores de língua inglesa na Educação Básica. São analisadas propostas presentes nesta versão da BNCC, à luz de enfoques teóricos como saberes docentes, teoria dialógica da linguagem, inglês como língua franca e práticas pedagógicas com tecnologias em língua inglesa. Os principais resultados apontam para práticas em língua inglesa articuladas com os diferentes usos, seja com apoio da oralidade, de leituras, de escritas, mediadas também por tecnologias, na direção da formação integral dos estudantes. Em consequência, é proposta aos professores que trabalhem essas práticas de forma articulada, para estabeler interações com outras culturas e components curriculares, com contextos de uso efetivo da língua inglesa, na formação crítica dos estudantes da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Caique Fernando da Silva Fistarol, Secretaria Municipal de Educação de Blumenau (SEMED), Blumenau, SC – Brasil

Coordenador Curricular de Línguas Estrangeiras do Ensino Fundamental.

Adriana Fischer, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – Santa Catarina – Brasil

Vice-coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado).

Rosana Clarice Coelho Wenderlich, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – Santa Catarina – Brasil.

Mestranda em Educação na linha de Linguagens, Arte e Educação do Programa de Pós-Graduação e Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Bolsista de apoio técnico CNPQ.

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Publicado

06/03/2019

Como Citar

FISTAROL, C. F. da S.; FISCHER, A.; WENDERLICH, R. C. C. A Base Nacional Comum Curricular e a formação de professores de língua inglesa: desafios e possibilidades. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 2, p. 341–355, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i2.12453. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12453. Acesso em: 19 abr. 2024.

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