Apresentação Dossiê: Políticas práticas de saúde no âmbito escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.12650

Resumo

O Dossiê reúne reflexões desenvolvidas a partir dos objetos de estudos dos organizadores, a Saúde Escolar. O objetivo dessa série de documentos é contribuir no debate sobre a complexidade das dimensões da privatização e suas decorrências para consecução do direito à educação em diferentes contextos.

A saúde e a educação são requisitadas quando os assuntos são as condições de vida da população, pois a interação entre elas, independentemente de onde ocorre, torna-se um caminho interessante para melhoria de qualidade de vida.

Biografia do Autor

Stela Lopes Soares, UNINTA; FAL.

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Docência no Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Licenciada e Bacharel em Educação Física pela UVA. Bacharel em Fisioterapia pelo Centro Universitário INTA (UNINTA). Ministra disciplinas de Educação Física, com ênfase nas áreas Escolar, Saúde e Esporte e ainda em Fisioterapia na área de Políticas Públicas e Gerontologia pelo UNINTA. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE) da UECE. Atualmente é coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Novo Tempo (FNT), professora dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da UNINTA, e do curso de Fisioterapia da Faculdade Alencarina (FAL).

Paulo Adriano Schwingel, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da UPE Campus Santo Amaro

Mestre e Doutor em Medicina e Saúde na Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciado Pleno em Educação Física na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professor Adjunto e Decano do Curso de Nutrição da Universidade de Pernambuco (UPE), professor Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da UPE Campus Petrolina, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da UPE Campus Santo Amaro, e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) da UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisas em Desempenho Humano (GPEDH) e Coordenador do Laboratório de Pesquisas em Desempenho Humano (LAPEDH), ambos da UPE, atua também como especialista convidado no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Heraldo Simões Ferreira, UECE/UAB

Pós-doutor na área de Educação Física Escolar no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Licenciado Pleno em Educação Física pela UNIFOR. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE e vice coordenador do Curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde (CMEPES) da UECE. Coordena os cursos de Graduação em Educação Física à Distância da UECE/UAB, de Especialização em Artes Marciais, Esportes de Combate e Lutas da UECE, e, também, o Projeto de Extensão denominado Núcleo de Danças e Lutas da UECE (NUDAL). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE) da UECE. Conselheiro no Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5). Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Foi professor de Educação Física escolar na Educação Básica durante 16 anos.

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (ANDIFES). Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. IV pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação: das instituições federais de ensino superior brasileiras - 2014. Uberlândia: ANDIFES, 2016.

BOSSA, N. A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DUARTE, A. P. Práticas educativas em saúde no ambiente escolar: uma proposta de intervenção. Monografia (Especialização em Estratégia Saúde da Família) – Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015.

GRASSI, T. M. Oficinas psicopedagógicas. Curitiba: InterSaberes, 2013.

SCOZ, B. Psicopedagogia e realidade escolar: o problema escolar e de aprendizagem. 18. ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2013.

Publicado

09/06/2019

Como Citar

Lopes Soares, S., Schwingel, P. A., & Simões Ferreira, H. (2019). Apresentação Dossiê: Políticas práticas de saúde no âmbito escolar. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 23(2), 423–427. https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.12650

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier