Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica no contexto do ensino superior: o que dizem os gestores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.13020

Palavras-chave:

Ensino superior, Inclusão, Interculturalidade, Inovação pedagógica.

Resumo

O debate acadêmico sobre os temas da Inclusão, da Interculturalidade e da Inovação Pedagógica tem ganhado notoriedade no cenário internacional. No intuito de investigar como os gestores de universidades têm compreendido estes conceitos e, de alguma forma, os colocado em execução em suas instituições é que aqui apresentamos uma pesquisa cuja a abordagem é qualitativa em formato de um estudo de caso sobre a Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP, no estado de Minas Gerais, Brasil. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário com questões abertas sobre os três conceitos e a sua articulação com a prática. A partir de um recorte na pesquisa, os resultados evidenciam que os gestores possuem um maior conhecimento sobre o tema da Inclusão, o que não se estende aos outros dois conceitos. Identificam algumas ações da universidade também mais centradas no campo da inclusão, particularmente, da pessoa com deficiência.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Melo Franco, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto – MG

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Ciências da Saúde, com ênfase em Saúde da criança e do adolescente (Faculdade de Medicina / UFMG-2009)

Marcilene Magalhães da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto – MG

Mestre em Educação.

Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto – MG

Docente do Departamento de Educação Matemática. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais com período sanduíche na Rutgers - University of the State of New Jersey - USA.

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Publicado

01/10/2019

Como Citar

FRANCO, M. A. M.; SILVA, M. M. da; TORISU, E. M. Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica no contexto do ensino superior: o que dizem os gestores. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. esp.1, p. 698–715, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23iesp.1.13020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13020. Acesso em: 18 abr. 2024.

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