Base Nacional Comum Curricular: cenário das pesquisas científicas sobre o processo de produção da política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13137

Palavras-chave:

BNCC, Política curricular, Gestão escolar.

Resumo

O foco desta pesquisa é o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular. O objetivo da pesquisa é compreender por meio das produções acadêmico-científicas (PAC) as expectativas para implementação dessa política curricular. A problemática se concentra em identificar possibilidades e limitações sinalizadas pelas produções científicas para o processo de implementação da BNCC? Esta pesquisa permitiu entender desafios e expectativas que têm sido percebidos pelos pesquisadores nas perspectivas para a implementação. Este estudo está fundamentado numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica. Como fonte de informações utilizou-se artigos publicados sobre o tema entre janeiro de 2016 e dezembro de 2018 no portal de periódicos da CAPES. Após categorização e análise textual, concluímos que o principal desafio será colocar em prática um currículo que foi elaborado alheio aos professores da educação básica. Como possibilidade foi apontada a união colaborativa entre a gestão das redes de ensino e a escola básica.

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Publicado

09/04/2020

Como Citar

Brum, A. E. R. (2020). Base Nacional Comum Curricular: cenário das pesquisas científicas sobre o processo de produção da política. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 24(2), 404–411. https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13137

Edição

Seção

Artigos