Base Nacional Comum Curricular: cenário das pesquisas científicas sobre o processo de produção da política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13137

Palavras-chave:

BNCC, Política curricular, Gestão escolar.

Resumo

O foco desta pesquisa é o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular. O objetivo da pesquisa é compreender por meio das produções acadêmico-científicas (PAC) as expectativas para implementação dessa política curricular. A problemática se concentra em identificar possibilidades e limitações sinalizadas pelas produções científicas para o processo de implementação da BNCC? Esta pesquisa permitiu entender desafios e expectativas que têm sido percebidos pelos pesquisadores nas perspectivas para a implementação. Este estudo está fundamentado numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica. Como fonte de informações utilizou-se artigos publicados sobre o tema entre janeiro de 2016 e dezembro de 2018 no portal de periódicos da CAPES. Após categorização e análise textual, concluímos que o principal desafio será colocar em prática um currículo que foi elaborado alheio aos professores da educação básica. Como possibilidade foi apontada a união colaborativa entre a gestão das redes de ensino e a escola básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. DOU, Sç. 1, p. 27833, 23. dez. 1996. Brasília, DF/BR: DOU. 1996. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 17.fev.2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 542p., 2013 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013- pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 6 set. 2018.

ZAMBON, Luciana B. Organização e desenvolvimento do trabalho escolar no contexto de implementação da proposta de reestruturação curricular do ensino médio da seduc/rs. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria. 2015.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: Uma contribuição para a análise de Políticas Educacionais. Educação & Sociedade, v.27, n.94, p. 47-69, Campinas/BR, jan./abr. 2006.

MINAYO, Maria C. de S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 621-626, Mar. 2012.

Publicado

09/04/2020

Como Citar

BRUM, A. E. R. Base Nacional Comum Curricular: cenário das pesquisas científicas sobre o processo de produção da política. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 404–411, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13137. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13137. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.