A produção da ANPED sobre professores iniciantes e grupos colaborativos em educação matemática (2000-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13228

Palavras-chave:

Estado da arte, Educação matemática, Formação de professores, Grupos colaborativos, Iniciação à docência.

Resumo

Analisar a produção do conhecimento sobre a tendência investigativa dos trabalhos publicados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED- constitui-se foco central deste artigo. Para este fim, recorre-se a uma metodologia do tipo estado da arte na tentativa de caracterizar a produção do conhecimento “de” e “sobre” Educação Matemática e Formação de Professores no período de 2000 a 2015 a partir dos descritores “Processos Formativos e Aprendizagem da Docência”, “Dificuldades de Professores Iniciantes”, “A Formação do Professor e o Ensino de Matemática” e “Contextos de Colaboração Docente”. A realização deste procedimento se justifica pela necessidade conhecer, de forma mais abrangente, o que tem sido realizado em termos de pesquisas acadêmicas acerca da temática para validação de uma proposta de doutoramento em educação. Da análise de dados, conclui-se que existe uma lacuna na produção do conhecimento quando se trata de estudar práticas colaborativas que visam articular professores de diferentes níveis de ensino em relação à Matemática, o que reforça a necessidade da implementação de iniciativas desta natureza.

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Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educaçao e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Matemática da UFMS, Campo Grande, na linha de pesquisa "Formação de Professores e Currículo".

Maria Raquel Miotto Morelatti, Universidade Estadual Paulista

Professora Assistente Doutora do Departamento de Matemática e Computação (DMC) e atualmente coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Presidente Prudente (Brasil). Doutorado em Educação pela PUC/SP (2001) e mestrado em Matemática pela UFSCar (1992).

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Publicado

09/04/2020

Como Citar

CIRÍACO, K. T.; MORELATTI, M. R. M. A produção da ANPED sobre professores iniciantes e grupos colaborativos em educação matemática (2000-2015). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 536–553, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13228. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13228. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos