A produção da ANPED sobre professores iniciantes e grupos colaborativos em educação matemática (2000-2015)

Klinger Teodoro Ciríaco, Maria Raquel Miotto Morelatti

Resumo


Analisar a produção do conhecimento sobre a tendência investigativa dos trabalhos publicados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED- constitui-se foco central deste artigo. Para este fim, recorre-se a uma metodologia do tipo estado da arte na tentativa de caracterizar a produção do conhecimento “de” e “sobre” Educação Matemática e Formação de Professores no período de 2000 a 2015 a partir dos descritores “Processos Formativos e Aprendizagem da Docência”, “Dificuldades de Professores Iniciantes”, “A Formação do Professor e o Ensino de Matemática” e “Contextos de Colaboração Docente”. A realização deste procedimento se justifica pela necessidade conhecer, de forma mais abrangente, o que tem sido realizado em termos de pesquisas acadêmicas acerca da temática para validação de uma proposta de doutoramento em educação. Da análise de dados, conclui-se que existe uma lacuna na produção do conhecimento quando se trata de estudar práticas colaborativas que visam articular professores de diferentes níveis de ensino em relação à Matemática, o que reforça a necessidade da implementação de iniciativas desta natureza.

Palavras-chave


Estado da arte; Educação matemática; Formação de professores; Grupos colaborativos; Iniciação à docência.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13228



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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