A produção da ANPED sobre professores iniciantes e grupos colaborativos em educação matemática (2000-2015)
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13228Palavras-chave:
Estado da arte, Educação matemática, Formação de professores, Grupos colaborativos, Iniciação à docência.Resumo
Analisar a produção do conhecimento sobre a tendência investigativa dos trabalhos publicados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED- constitui-se foco central deste artigo. Para este fim, recorre-se a uma metodologia do tipo estado da arte na tentativa de caracterizar a produção do conhecimento “de” e “sobre” Educação Matemática e Formação de Professores no período de 2000 a 2015 a partir dos descritores “Processos Formativos e Aprendizagem da Docência”, “Dificuldades de Professores Iniciantes”, “A Formação do Professor e o Ensino de Matemática” e “Contextos de Colaboração Docente”. A realização deste procedimento se justifica pela necessidade conhecer, de forma mais abrangente, o que tem sido realizado em termos de pesquisas acadêmicas acerca da temática para validação de uma proposta de doutoramento em educação. Da análise de dados, conclui-se que existe uma lacuna na produção do conhecimento quando se trata de estudar práticas colaborativas que visam articular professores de diferentes níveis de ensino em relação à Matemática, o que reforça a necessidade da implementação de iniciativas desta natureza.Downloads
Referências
AZEVEDO, P. D. de. O conhecimento matemático na Educação Infantil: o processo de formação continuada de um grupo de professoras. 36ª Reunião Anual da ANPED, Goiânia – GO, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt19_trabalhos_pdfs/gt19_3376_texto.pdf. Acesso em: 30 mar. 2015.
CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. Características do início de carreira de professores de Matemática, com a utilização das tecnologias da informação e comunicação. 33ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT19-6162--Res.pdf. Acesso em. 04 set. 2015.
CORSI, A. M. Professoras iniciantes: situações difíceis enfrentadas no início da prática docente no Ensino Fundamental. 28ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/. Acesso em: 20 mar. 2015.
COSTA, G. L. M. O trabalho colaborativo e as tecnologias de informação e comunicação na formação e na prática pedagógica do professor de Matemática: indícios de mudança da cultura docente. 29ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT19-2234--Int.pdf. Acesso: 02 jun. 2015.
CRECCI, V. M.; FIOREINTINI, D. A constituição da profissionalidade docente em comunidades de investigação – o caso dos grupos colaborativos. 35ª Reunião Anual da ANPED, Porto de Galinhas – PE, 2012. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/posteres/GT08/GT08-1341_int.pdf. Acesso em: 01 out. 2015.
DUARTE, S. M. C. A. A cultura escolar e suas implicações na profissionalidade de professores ingressantes. 36ª Reunião Anual da ANPED, Goiânia – GO, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_posteres_aprovados/gt08_posteres_aprovados/gt08_3193_texto.pdf. Acesso em: 20 ago. 2015.
DUARTE, S. M. C. A. Tornar-se docente: o início da carreira e o processo de constituição da especificidade da ação docente. 37ª Reunião Anual da ANPED, Florianópolis – SC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-4548.pdf. Acesso em: 01 out. 2015.
FERREIRA, A. C. Analisando o desenvolvimento profissional e metacognitivo de professores de Matemática a partir de sua participação em um grupo de trabalho colaborativo. In: Reunião Anual da Associação Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2004, Caxambu. Anais da XXIII Reunião Anual da ANPED, 2004. v. 1. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/textosgt19.htm. Acesso em: 02 fev. 2015.
GAMA, R. P.; FIORENTINI, D. Professores de Matemática em início de carreira: identidades & grupos colaborativos. 31ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2008. Disponível em: http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT19-4139--Int.pdf. Acesso em: 03, jul. 2015.
GAMA, R. P.; GURGEL, C. M. do A. Sentimentos e dilemas de professores de Matemática em início de carreira docente. 24ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2001. Disponível em: http://24reuniao.anped.org.br/tp1.htm#gt19, Acesso em: 12 jun. 2015.
GARIGLIO, J. A. Dilemas e aprendizagens profissionais de professores iniciantes de Educação Física. 37ª Reunião Anual da ANPED, Florianópolis – SC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3524.pdf. Acesso em: 01 out. 2015.
LIMA, A. C. R. E. Aprendizagem da docência: dilemas profissionais dos professores iniciantes. In: 28ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/. Acesso em: 20 mar. 2015.
LOPES, A. R. L.V. Ensinar e aprender Matemática: alguns aspectos sobre a aprendizagem da docência na formação inicial de professores. 28ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/. Acesso em: 30 mar. 2015.
LOPES, C. A. E. Educação Matemática na infância: o desenvolvimento profissional de um grupo de professoras. 27ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2004. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/gt19/t193.pdf. Acesso em: 13 jun. 2015.
MEGID, M. A. B. A.; FIORENTINI, D. As narrativas e o processo de aprendizagem docente. 33ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT19-6348--Int.pdf. Acesso: 23 ago. 2015.
MOLLICA, A. J. P.; ALMEIDA, L. R. de. O professor especialista iniciante e o apoio do coordenador pedagógico. 37ª Reunião Anual da ANPED, Florianópolis – SC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT08-3806.pdf. Acesso em: 01 out. 2015.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875/12399. Acesso em: 30 nov. 2015.
NOGUEIRA, E. G. D.; ALMEIDA, O. A.; MELIM, A. P. G. A docência expressa nas visões e nas vozes de professores iniciantes e acadêmicos: revelações na/da pesquisa-formação. 36ª Reunião Anual da ANPED, Goiânia – GO, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt08_trabalhos_pdfs/gt08_3327_texto.pdf. Acesso em: 09 jun. 2015.
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. Processos de formação de professoras iniciantes. 29ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2006, Caxambu. ANPED, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT08-1868--Int.pdf. Acesso em: 18 ago. 2013.
ROCHA, G. A. O início da carreira docente e a formação inicial: problematizando esta relação. 27ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2004. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/gt08/p083.pdf, Aceso em: 20 jun. 2015.
ROCHA, L. P.; FIORENTINI, D. O desafio de ser e constituir-se professor de Matemática durante os primeiros anos de docência. 28ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2005. Disponível em: http://28reuniao.anped.org.br/. Acesso em: 30, mar. 2015.
SILVA, M. M. da.; CEDRO, W. L. O planejamento compartilhado das ações pedagógicas: a aprendizagem da docência do professor de Matemática. 37ª Reunião Anual da ANPED, Florianópolis – SC, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT19-4268.pdf. Acesso em: 01, out. 2015.
SOARES, M. T. C.; PINTO, N. B. A pesquisa em colaboração no processo de formação do professor que ensina Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 24ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu – MG, 2001. Disponível em: http://24reuniao.anped.org.br/tp1.htm#gt19. Acesso em: 12, jun. 2015.