A coordenação pedagógica: uma proposta interdisciplinar para a educação de jovens e adultos baseada na educação para o trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13317

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Educação de jovens e adultos, Educação pelo trabalho, Interdisciplinaridade, Semana de educação para a vida.

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre o potencial transformador que a Coordenação Pedagógica (CP) tem na Educação. Essa reflexão é resultado de um trabalho de pesquisa realizado em uma Escola Pública de Ensino Médio, da Modalidade Jovens e Adultos (EJA), e tem como objetivo investigar as questões discutidas durante a CP e a sua articulação com o processo de ensino-aprendizagem. Tal reflexão fundamenta-se na Interdisciplinaridade e na Educação pelo Trabalho, que pode ser colocada em prática durante a Semana de Educação para a Vida. Entende-se assim que, a CP, ao abordar questões do cotidiano do aluno, remete à uma educação mais cidadã e inclusiva, levando ao debate de questões que abordem a sua realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Barcellos Razuck, Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD)

Tecnólogo em Biotecnologia pelo CEFET-RJ (1992), Químico pela Universidade de Brasília (1998) , Mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2001) , Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia do Instituto de Radioproteção e Dosimetria, atuando como Coordenador do Programa Lato Sensu em Proteção Radiológica e Segurança de Fontes Radioativas. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Popularização da Ciência, Ensino C-T-S e Gestão do Conhecimento.

 

Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ

Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Didática da Faculdade de Educação - FE, na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atua nas disciplinas de Didática da Libras I e II e Prática de Ensino de Libras. É membro da Coordenação de Estágios da Faculdade de Educação - UFRJ. É Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNEB, Licenciada em Química pela Universidade de Brasília e Tecnóloga em Biotecnologia / Química (ETFQ-RJ). Possui experiência em docência na Educação Básica (Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEDF) na área de Ciências, Química e Libras, também em cursos de formação inicial e continuada de professores (Licenciatura em Química IQ/UnB, Licenciatuara em Ciências Naturais FUP/UnB e Especialização de Professores CEAD/UnB). Os principais temas de pesquisa são: Formação Inicial e Continuada de Professores, Processos de Ensino e Aprendizagem, Inclusão, Surdez, Bilinguismo e Experimentação no Ensino.

Referências

ALVES, M. R. O coordenador pedagógico como facilitador do processo de alfabetização. Trabalho de conclusão de curso. Brasília: Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, UnB, 2013.

BRASIL. Lei nº 11.988, DE 27 DE JULHO DE 2009. Cria a Semana de Educação para a Vida, nas escolas públicas de ensino fundamental e médio de todo o País, e dá outras providências. 2009.

DA SILVA, R. R.; RAZUCK, R. C. S. R.; TUNES, E. Desafios da escola atual: a educação pelo trabalho. Química Nova, vol. 31, no. 2, 452-461, 2008.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação. Regimento Interno da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 1ª. Ed – Brasília, 2009.

DISTRITO FEDERAL. Portaria nº 27 de 2 de fevereiro de 2012. Diário oficial do Distrito Federal, Poder Executivo, Brasília, DF, n 27, 06 de fev. de 2012. Seção 1, p.11-14., 2012.

FERNANDES, M. J. S. A coordenação pedagógica nas escolas estaduais paulistas: resoluções recentes e atuação cotidiana na gestão e organização escolar. RBPAE – v.27, n.3, p. 361-588, set./dez., 2011.

GALLON, M. da S.; FILHO, J. B. R.; MACHADO, J. A. Desafios à realização da interdisciplinaridade no ambiente escolar: perspectivas dos docentes e da coordenação pedagógica. Revista Thema, v. 14, n. 4, 2017.

HARTMANN, A.M.; ZIMMERMANN, E. O trabalho interdisciplinar no Ensino Médio: a reaproximação das “DuasCulturas”. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 7, n. 2, 2007.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: política, estrutura e organização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2014.

LIMA, S. M. G. O coordenador pedagógico e seu processo formativo: perspectivas e limites de trabalho. Tese de doutorado. Brasília: Faculdade de Educação, UnB, 2016.

MOEHLECKE, S. O coordenador pedagógico nos sistemas de ensino do Rio de Janeiro: uma nova aposta na gestão das escolas? RBPAE - v. 33, n. 1, p. 223 - 239, jan./abr., 2017.

QUADRO NEGRO. Informativo do Sindicato dos Professores no Distrito Federal - Ano XXXV - Nº 184 – fevereiro. Construindo a Educação - Coordenador Pedagógico. 2014.

RAZUCK, F. B.; RAZUCK, R. C. S. R. O combate ao tabaco na escola - A interferência da indústria tabagista. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 5, p. 1, 2012.

VIGOTSKI, L. S.; O Esclarecimento Psicológico da Educação pelo Trabalho. Psicologia Pedagógica, Artmed: Porto Alegre, 2003.

Publicado

09/04/2020

Como Citar

RAZUCK, F. B.; RAZUCK, R. C. de S. R. A coordenação pedagógica: uma proposta interdisciplinar para a educação de jovens e adultos baseada na educação para o trabalho. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 332–346, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13317. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13317. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)