O programa residência pedagógica - experiências formativas no curso de pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13631

Palavras-chave:

Residência pedagógica, Formação inicial de professores, Atuação profissional, Educação.

Resumo

O presente texto buscou investigar as contribuições que o Programa Residência Pedagógica edital CAPES, 06/2018 proporcionou a um grupo de estudantes do Curso de Pedagogia de uma Universidade pública do interior do Paraná. Como procedimento metodológico, a opção foi pela abordagem qualitativa, na modalidade exploratório-explicativo. O público alvo foi constituído por quinze estudantes. Os dados foram coletados por meio dos seguintes procedimentos: observações das atividades realizadas pelos residentes, análise documental das produções e narrativas em seus portfólios individuais. Para a análise dos dados, os materiais foram submetidos à Análise de Conteúdo, usando o critério semântico para a criação das categorias. Os resultados indicam que o Programa Residência Pedagógica apresenta algumas fragilidades, mas proporcionou várias contribuições ao processo formativo inicial dos estudantes, com destaque para novas experiências, articulação entre teoria e prática, formação acadêmica, profissional e humana e entendimentos sobre o que é ser professor. Os dados revelam ainda que, apesar de vários encaminhamentos e estudos é preciso uma reorganização das atividades para inserção de programas de Formação Inicial que possibilitem novas e significativas experiências aos estudantes em seu processo formativo, e que, é preciso que as Formações de Professores não tenham ênfase na subjetividade do professor, mas nas possíveis mudanças sociais e educacionais com contribuições efetivas no tocante ao processo formativo do futuro docente.

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Biografia do Autor

Diene Eire de Mello, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação

Ediléia Ferreira de Assis, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda em Educação 

Graziela Potoski, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda em Educação

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Publicado

09/04/2020

Como Citar

MELLO, D. E. de; MORAES, D. A. F. de; FRANCO, S. A. P.; ASSIS, E. F. de; POTOSKI, G. O programa residência pedagógica - experiências formativas no curso de pedagogia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 518–535, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13631. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13631. Acesso em: 29 mar. 2024.

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