Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13742

Palavras-chave:

Inovação pedagógica, Produção científica, IPITP, Educação.

Resumo

Desde 2003, a existência de uma linha de pesquisa em Inovação Pedagógica no Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, possibilitou  a ampliação da produção científica nesta área. Após esse tempo, urge sistematizar os aspetos identitários, os elementos epistemológicos e de boas práticas reconhecidas como inovadoras para o campo da Pedagogia e da Educação. Neste artigo apresentamos a parte inicial do projeto Inovação Pedagógica: Identidade, Teoria e Práticas (IPITP) onde caracterizamos a produção científica realizada na área de Inovação Pedagógica do curso de doutoramento da Universidade da Madeira (PT). Concluímos que os pesquisadores são maioritariamente femininos e de nacionalidade brasileira. Os temas mais investigados são os que possuem maior relação com o espaço escolar e tornam evidente a presença de invariantes culturais que dificultam a inovação pedagógica. O conhecimento oriundo destas pesquisas mostra a perfusão entre a teoria e a prática bem conjugada com o método de pesquisa descritiva utilizado.

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Biografia do Autor

Paulo Brazão, Universidade da Madeira (UMa). Funchal

Professor Auxiliar e Pesquisador Centro de Investigação em Educação CIE-UMa.

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – Sergipe

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação.

Alice Mendonça, Universidade da Madeira (UMa). Funchal

Professora Auxiliar e Pesquisadora Centro de Investigação em Educação CIE-UMa.

Lívia de Rezende Cardoso, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – Sergipe

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação.

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Publicado

09/04/2020

Como Citar

BRAZÃO, P.; DIAS, A. F.; MENDONÇA, A.; CARDOSO, L. de R. Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 571–592, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13742. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13742. Acesso em: 18 abr. 2024.

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