Aprendizagens básicas em cidadania na infância para fortalecer a democracia: resultados de uma avaliação cidadã no México

Felipe J. Hevia, Samana Vergara-Lope

Resumo


O México tem baixa valorização da democracia e uma cidadania frágil. Portanto, a educação para a cidadania é essencial. Isso é estudado em adolescentes e jovens, mas não em meninos e meninas. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma avaliação cidadã sobre a aprendizagem básica da cidadania em crianças entre 7 e 17 anos de idade. As análises quantitativas são usadas em uma amostra de 1436 crianças e adolescentes em Yucatan, México. Foram aplicados o questionário Aprendizagens Básicas da Cidadania (ABC) e um questionário de contexto. Resultados: A média das aprendizagens básicas da cidadania é 3,48 (DP = 6,646). Existem algumas relações com gênero, frequência escolar, tipo de apoio público / privado da escola e etnia. Discute-se a necessidade de fortalecer a aprendizagem básica da cidadania infantil, que permita reverter a baixa valorização da democracia no país e promover uma construção cidadã sustantiva.


Palavras-chave


Educação cidadã; Formação política; Avaliação educacional; México; Habilidades sociais.

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13779



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

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