Aprendizagens básicas em cidadania na infância para fortalecer a democracia: resultados de uma avaliação cidadã no México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13779

Palavras-chave:

Educação cidadã, Formação política, Avaliação educacional, México, Habilidades sociais.

Resumo

O México tem baixa valorização da democracia e uma cidadania frágil. Portanto, a educação para a cidadania é essencial. Isso é estudado em adolescentes e jovens, mas não em meninos e meninas. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma avaliação cidadã sobre a aprendizagem básica da cidadania em crianças entre 7 e 17 anos de idade. As análises quantitativas são usadas em uma amostra de 1436 crianças e adolescentes em Yucatan, México. Foram aplicados o questionário Aprendizagens Básicas da Cidadania (ABC) e um questionário de contexto. Resultados: A média das aprendizagens básicas da cidadania é 3,48 (DP = 6,646). Existem algumas relações com gênero, frequência escolar, tipo de apoio público / privado da escola e etnia. Discute-se a necessidade de fortalecer a aprendizagem básica da cidadania infantil, que permita reverter a baixa valorização da democracia no país e promover uma construção cidadã sustantiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe J. Hevia, Centro de Investigaciones y Estudios Superioes em Antropología Social (CIESAS)

Profesor-investigador. Doctor en Antropología.

Samana Vergara-Lope, Instituto de Investigaciones en Educación-Universidad Veracruzana (IIE-UV)

Profesora-investigadora Tiempo Completo. Doctora en Psicología.

Referências

ALCOTT, B. et al. Assessment for action: an organic, free-range approach to raising learning for all. Policy Paper. Cambridge: Cambridge University, 2018. Disponível em: https://zenodo.org/record/1995018. Acesso em: 05 abr. 2019.

ARTHUR, J.; DAVIES, I.; HAHN, C. Introduction. In: ARTHUR, J.; DAVIES, I.; HAHN, C. (Orgs.). SAGE handbook of education for citizenship and democracy. London: SAGE, 2008a. p. 1-10. ISBN: 978-1-4462-0677-5.

ARTHUR, J.; DAVIES, I.; HAHN, C. SAGE handbook of education for citizenship and democracy. London: SAGE, 2008b. 594 p. ISBN: 978-1-4462-0677-5.

BARAZZETTI, V. R.; PROVIN, W. A. M. da S.; FILIPAK, S. T. A estreita relação entre a comunicação efetiva e a gestão democrático-participativa. Revista on line de Política e Gestão Educacional, [s.l.], v. 20, n. 2, p. 166-184, maio/ago. 2016. ISSN: 1519-9029. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9456/6282. Acesso em: 05 abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v20.n2.9456

BISQUERRA, R. Educación para la ciudadanía y convivencia: el enfoque de la educación emocional. Madrid: WK Educación, 2008. 318 p. ISBN: 978-84-7197-903-2.

BURBANO, A. La convivencia ciudadana: su análisis a partir del “aprendizaje por reglas”. Revista colombiana de educación, [s.l.], n..57, p. 28-45, 2009. ISSN: 0120-3916, 2323-0134.

CAFAGNA, V. Significado formativo e participação democrática: uma pesquisa sobre o ensino da história e da literatura. Revista on line de Política e Gestão Educacional, [s.l.], v. 23, n. 1, p. 217-232, jan./abr. 2019. ISSN: 1519-9029. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12309/8085. Acesso em: 05 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.12309

CONDE, S. Formación ciudadana en México. México: Instituto Nacional Electoral, 2015.

CONDE-FLORES, S.; GARCÍA-CABRERO, B.; ALBA-MERAZ, A. Civic and Ethical Education in Mexico: From Classic Civics to the Development of Civic and Citizenship Competences. In: GARCÍA-CABRERO, B. et al. (Orgs.). Civics and citizenship: theoretical models and experiences in Latin America. Rotterdam: SensePublishers, 2017. p. 41-66. ISBN: 978-94-6351-066-0.

DELORS, J. La Educación encierra un tesoro, informe a la UNESCO de la Comisión Internacional sobre la Educación para el Siglo XXI (compendio). París: UNESCO, 1996.

FIERRO-EVANS, M. C.; CARBAJAL-PADILLA, P. Convivencia escolar: una revisión del concepto. Psicoperspectivas, [s.l.], v. 18, n. 1, p. 20, 2019. ISSN: 0718-6924.

HEATER, D. A History of education for citizenship. 1 ed. New York: Routledge, 2003. ISBN: 978-0-203-60918-7. DOI: 10.4324/9780203609187

HERNÁNDEZ SAMPIERI, R.; FERNÁNDEZ COLLADO, C.; BAPTISTA LUCIO, P. Metodología de la investigación. 5. ed. México, D.F: McGraw-Hill, 2010. 613 p. ISBN: 978-607-15-0291-9.

HEVIA, F. J. Poder y ciudadanía en el combate a la pobreza. El caso de progresa/oportunidades de México. Bruselas: PIE Peter Lang, 2011. ISBN: 978905201692.

HEVIA, F. J.; VERGARA-LOPE, S. Evaluaciones educativas realizadas por ciudadanos en México: validación de la medición independiente de aprendizajes. Innovación Educativa, [s.l.], v. 16, n. 70, p. 85-110, 2016. ISSN: 1665-2673.

INE. Informe país sobre la calidad de la ciudadanía en México. México: INE, 2015. Disponível em: http://www.ine.mx/archivos2/portal/DECEYEC/EducacionCivica/informePais/. Acesso em: 21 jul. 2019.

INEE. Estudio Internacional de Educación Cívica y Ciudadana (ICCS 2016). Informe nacional de resultados. México: INEE, 2018.

JEROME, L. Assessing citizenship education. In: ARTHUR, J.; DAVIES, I.; HAHN, C. (Orgs.). SAGE handbook of education for citizenship and democracy. London: SAGE, 2008. p. 545-558. ISBN: 978-1-4462-0677-5.

KERLINGER, F. N.; LEE, H. B. Investigación del comportamiento: método de investigación en ciencias sociales. México: McGraw-Hill, 2002. 810 p. ISBN: 978-970-10-3070-7.

LAGO, J. R. et al. El aprendizaje cooperativo y cómo introducirlo en los centros escolares. Revista latinoamericana de educación inclusiva, [s.l.], v. 9, n. 2, p. 73-90, 2015. ISSN: 0718-5480.

LATINOBARÓMETRO. Informe 2018. Santiago: Corporación Latinobarómetro, 2019. Disponível em: http://www.latinobarometro.org/lat.jsp. Acesso em: 30 jan. 2020.

MARSHALL, T. Ciudadanía y clase social. Buenos Aires: Losada, 2005. ISBN: 978-950-03-7192-6.

MARTÍN, M. Conocer, manejar, valorar, participar: los fines de una educación para la ciudadanía. Revista Iberoamericana de Educación, [s.l.], v. 42, p. 69-83, 2006.

MONSIVÁIS-CARRILLO, A. El apoyo a la democracia en México. Política y gobierno, [s.l.], v. XXV, n. 2, p. 263-300, 2018.

MONTERO, I.; LEÓN, O. A guide for naming research studies in Psychology. International Journal of Clinical and Health Psychology, [s.l.], v. 7, n. 3, p. 847-862, 2007.

MUNENE, I. I. Achieving education for all: dilemmas in system-wide reforms and learning outcomes in Africa. London: Lexington Books, 2016. 243 p. ISBN: 978-1-4985-1524-5.

O’SHEA, K. Glosario de términos de la educación para la ciudadanía democrática. Education for Democratic Citizenship. Estrasburgo: Council of Europe, 2003.

PIZZOLITTO, G. Estudio de la cultura política de la democracia en México, 2019 Barómetro de las Américas LAPOP 2004–2019. Vanderbilt: Universidad de Vanderbilt, 2019. Disponível em: https://www.vanderbilt.edu/lapop/mexico.php. Acesso em: 19 mar. 2020.

PUIG ROVIRA, J. et al. Aprendizaje-servicio y Educación para la Ciudadanía. Revista de educación, [s.l.], v. Número extraordinario 2011, p. 45-67, 2011.

SANTANA, V. R. Gestão democrática nas escolas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, [s.l.], v. 22, n. 2, p. 524-533, maio/ago. 2018. ISSN: 1519-9029. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11281/7616. Acesso em: 05 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v22.n2.maio/ago.2018.11281

SCHULZ, W. et al. International civic and citizenship education study: assessment framework. Amsterdam: IEA, 2008. ISBN: 978-90-90-23778-7.

SCHULZ, W. et al. Becoming Citizens in a Changing World: IEA International Civic and Citizenship Education Study 2016 International Report. Cham: Springer International Publishing, 2018. ISBN: 978-3-319-73962-5. DOI: 10.1007/978-3-319-73963-2

SEP. ACUERDO número 438 por el que se actualiza el diverso número 181, mediante el cual se establecen el plan y los programas de estudio para la educación primaria. México: DOF, 26 mar. 2008.

SREDECC. Estudio Internacional de Educación Cívica y Ciudadana, ICCS, 2009. Informe Nacional de Resultados. México. Bogotá: SREDECC; BID; CERLALC, 2011.

UNESCO. Guidelines for inclusion: ensuring access to education for all. Paris: UNESCO, 2005.

VERGARA-LOPE, S. Aprendizajes básicos en niños y niñas de Veracruz: primeros resultados de la Medición Independiente de Aprendizajes (mia). Revista Interamericana de Educación de Adultos, [s.l.], v. 40, n. 2, 2018.

VERGARA-LOPE, S.; HEVIA, F. La Reforma Educativa: ¿Ha dado resultados? Construcción de línea base para una evaluación independiente de aprendizajes y factores asociados al logro educativo. In: Premio Nacional de Investigación Social y de Opinión Pública 2016. Ciudad de México: CESOP/Camara de Diputados/ LXIII Legislatura, 2016. p. 49-96. ISBN: 978-607-8501-19-9.

VERGARA-LOPE, S.; HEVIA, F.; RABAY, V. Evaluación Ciudadana de Competencias Básicas de Lectura y Aritmética y Análisis de Factores Asociados en Yucatán, México. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, [s.l.], v. 10, n. 1, p. 85-109, 2017.

Publicado

06/07/2020

Como Citar

HEVIA, F. J.; VERGARA-LOPE, S. Aprendizagens básicas em cidadania na infância para fortalecer a democracia: resultados de uma avaliação cidadã no México. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 778–793, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp1.13779. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13779. Acesso em: 29 mar. 2024.